8 dicas para proteger o seu cartão de crédito e evitar surpresas desagradáveis

É muito comum ouvirmos histórias de pessoas que estão mergulhadas em dívidas que não contraíram porque alguém se apoderou do seu cartão de crédito e o usou para fazer compras / pagamentos sem o conhecimento do proprietário.

A tragédia é que em muitos casos a empresa responsável pela emissão do cartão de crédito não se responsabiliza pelo sucedido afirmando que a quebra de segurança se deveu ao mau uso ou desleixo do proprietário do cartão.

Para evitar que este tipo de situações desagradáveis aconteça consigo, vamos deixar aqui algumas dicas para proteger o seu cartão de crédito e usá-lo de forma segura.

8 dicas para proteger o seu cartão de crédito e evitar surpresas desagradáveis

1. Assine o cartão de crédito
Assinar o verso do seu cartão de crédito assim que o recebe é uma boa maneira de se proteger em caso de roubo ou perda do cartão.

2. Proteja o seu número de identificação pessoal (PIN – Personal Identification Number)
A maioria dos cartões de crédito exigem que insira o seu PIN antes de usá-los. Não deixe que ninguém veja o seu PIN quando está a inseri-lo no terminal de pagamentos ou caixa multibanco. Escolha um PIN que possa lembrar facilmente e não guarde o seu PIN na carteira junto com o cartão.

3. Proteja as informações do cartão 
Nunca dê os dados do seu cartão de crédito por telefone ou e-mail, mesmo que se trate de uma empresa da qual é cliente.

4. Mantenha o seu cartão debaixo de olho sempre que o usar para fazer pagamentos em lojas físicas
Esteja sempre atento ao vendedor(a) da loja quando ele processa a sua compra. Certifique-se de que a pessoa não clona o seu cartão. Também não se esqueça de receber o seu cartão de volta depois de usá-lo.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

5. Verifique o seu extrato mensal
Certifique-se que todas as cobranças que constam do seu extrato foram realmente feitas por si. Se encontrar algo errado, notifique imediatamente o seu banco ou a entidade emissora do cartão.

6. Destrua os extratos e recibos do cartão de crédito
Destrua os registos das vendas canceladas e/ou anuladas. Destrua também os cartões de crédito expirados (corte-os e destrua os chips).

7. Guarde as informações dos seus cartões de crédito
Faça uma lista dos seus cartões de crédito, anotando os respetivos números e os números de telefone das linhas de apoio ao cliente para poder entrar em contacto em caso de roubo ou perda do cartão. Mantenha essa lista num lugar seguro e não a compartilhe com ninguém.

8. Certifique-se que ativa a autenticação via SMS para compras online

Hoje em dia para pagar compras online com cartão de crédito é exigida uma autenticação segura que normalmente é um código único que é enviado via SMS para o nº de telemóvel do proprietário do cartão – código esse que terá de ser inserido no site da entidade processadora do pagamento online para finalizar a compra.

Se o seu cartão de crédito ainda não tem este tipo de segurança extra para compras online deve contactar o seu banco ou a entidade emissora do cartão para ativá-la.

Desta forma, mesmo que os dados do seu cartão sejam roubados na internet, em princípio os ladrões não conseguirão causar danos porque não irão conseguir completar as transações online fraudulentas.

Se seguir estas dicas e boas práticas para proteção do seu cartão de crédito irá certamente evitar muitos problemas e surpresas desagradáveis.

Se tiver mais alguma dica a acrescentar a esta lista sinta-se à vontade para escrever nos COMENTÁRIOS abaixo.

Author: Online Info

Informação útil e dicas práticas para o seu dia a dia.

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *