Como jogar a mão ” par de ases ” no poker

[ad#admin]

O que deve vir à mente de um jogador de poker quando pinta um par de ases, o Rolls Royce de todas as mãos iniciais de poker, o “pre-flop nuts”?

Sua “lista mental” pode incluir os enormes potes que você já ganhou com essa mão. Ou talvez, os otários cujo monte de fichas você reduziu a quase nada. Ou os olhares de terror nos rostos dos seus adversários quando você os atrai para o pote com todas as suas fichas e mostra seus dois ases sensuais atirando-os para a mesa.

Existe par mais sexy?

Isso é o que você deve pensar.

O que é que as pessoas realmente pensam quando pensam num par de ases? Em todas as horríveis situações em que foram derrotados. Já ouvi pessoas sensatas falar durante largos minutos em como odeiam ter ases.

“Eu nunca ganho com um par de ases.”; “Eu prefiro ter um par de damas.”; “Os ases ganham sempre pequenos potes e perdem os grandes.”

PARE! Estou falando sério, pare com isso! Isso é tudo uma completa treta. Quer dizer, você realmente não pode estar falando sério. Ases são, de longe, a melhor mão inicial no Hold’em poker. Talvez você simplesmente não esteja a jogá-los da forma correta. Não se preocupe, eu posso ajudar.

Ok, primeiro vamos fazer algumas contas e vamos ver o quão “horrível” essa mão realmente é. Vejamos, par de ases contra uma mão aleatória = superior a 4 para 1 em favor dos ases. Hmmm, mas isso não é realmente um bom exemplo, não é? Vejamos então, par de ases contra par de reis, o que você acha? Bem, isso é cerca de 4 para 1 em favor dos ases. E que tal, par de ases contra KQs? Mais uma vez é cerca de 4 para 1 em favor dos ases. E quando você jogar contra cartas consecutivas do mesmo naipe (suited connectors), por exemplo 76s? A resposta é que os ases irão ganhar 4 em cada 5 vezes, ou 4 para 1.

Pronto, já está visto que o par de ases é o grande favorito contra qualquer mão inicial, certo? E acredite em mim quando eu digo que 4 para 1 é muito. O que isto significa é que 1 em cada 5 vezes, em média, quando você chama alguém all-in com AA, o que vai acontecer? Três coisas, no mínimo:

(1) você vai ficar com raiva;

(2) você vai se lembrar dessa jogada;

(3) você vai contar a outras pessoas sobre isso (e muitas vezes).

Isso realmente tem que acabar, e você tem que afastar essa sua superstição descabida. Você está se confundindo e também confundindo os outros. Nós não vamos ganhar todas as vezes que fazemos all-in com ases. Nós “apenas” vamos ganhar a maior parte das vezes. E isso é o suficiente. Realmente é. Você vai perceber que no longo prazo compensa. Entretanto, vamos ver se podemos aprender alguns truques para nos ajudar a ganhar mais dinheiro com ases e a perder menos.

 

Jogando com a melhor mão inicial de poker – PAR DE ASES

Antes do flop, muitas vezes eu vejo essa mão ser jogada pior do que qualquer outra mão. Eu sei que quando você recebe um par de ases o seu instinto natural é “entrar em modo de armadilha”, ou seja, tentar preparar uma armadilha para os seus adversários. Na maioria das vezes essa é a pior coisa que você pode fazer. Você não pode fazer “limp” (igualar / passar) com ases numa posição intermediária, deixando 4 pessoas ver um flop barato, e depois ficar chateado ao ser batido por uma mão esfarrapada. Desde logo, você está deixando as mãos mais especulativas como 98s ver o flop, e esse tipo de mãos é que são realmente a maior ameaça para você.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Outra coisa é que, ao não apostar (ou fazer raise) antes do flop, você não está aprendendo nada sobre as mãos dos seus adversários. Se você apostar e levar com re-raise, então você de seguida iguala (faz call) atraindo o re-raise para a armadilha, e pelo menos você tem algumas idéias sobre a força da mão que o seu oponente está representando. Se depois sair 1 rei no flop, você apostar e o seu adversário fizer re-raise e você igualar, e a carta seguinte (turn) trouxer outro rei e seu oponente fizer all-in, talvez você não tenha que perder todas as suas fichas. Agora, quando você não faz raise antes do flop com par de ases, você nem vai “saber onde você está” quando o flop mostrar 2 duques.

Eu acho que você, quando tem par de ases, deve apostar e fazer re-raise em qualquer posição. Se você não receber calls, então é porque você não tem vindo a apostar antes do flop. Se você perceber que não está a receber qualquer ação quando você aposta com mãos fortes, então pode significar apenas duas coisas: ou você não tem vindo a apostar suficientes vezes ou os seus adversários não estão a fazer muitos calls. Em qualquer dos casos, isso significa que você deve apostar e fazer re-raises mais vezes.

 

Mas, existe alguma situação em que devemos jogar os ases de forma passiva, antes do flop? Sim, claro que existe. Eu faço sempre “limp” com ases se eu estiver numa posição inicial em uma mesa agressiva e ninguém tiver entrado no pote na minha frente. Isso é para que eu possa fazer re-raise sobre quem abrir o pote, ou se existir um raise seguido de um re-raise, talvez eu vá all-in antes do flop. Isso é realmente o que você quer fazer com ases: ir all-in antes do flop. Agora, por vezes, pode sair o tiro pela culatra.

Quero agora ensinar-lhe uma lição muito importante que me levou anos para aprender. Talvez você já tenha ouvido isso antes, mas vale a pena repetir. Não perca todas as suas fichas com par de ases devido a não ter feito raise. Eu estou lhe dizendo, quando você faz limp e todos atrás de você apenas fazem call, vá em frente e aposte no flop, mas tenha muito cuidado se encontrar resistência. Às vezes, você acaba jogando contra um grande espetro de mãos especulativas. Ninguém morde a isca, e você desperdiça seus ases. Aprenda com isso e siga em frente.

Dependendo da variedade de mãos que você deixa ver o flop, você poderia já só ter 40% de hipóteses para ganhar o confronto contra quatro outras mãos. Observe, entretanto, que você ainda sairá ganhando muito mais vezes do que as outras mãos. Se você vir um flop com quatro outros jogadores com mãos aleatórias, na verdade, você ainda é favorito para vencer todas as quatro outras mãos. Você apenas tem que ser capaz de descobrir quando você está batido. Afinal de contas, você só tem um par. É também pouco provável que a sua mão melhore, então você provavelmente vai mostrar apenas um par no final (showdown).

 

Par de ases é a melhor mão no jogo de poker, mas eles não são invencíveis. Você tem ainda que tentar obrigar os seus oponentes a pagar  para jogarem contra a sua mão. Caso contrário, você não conseguirá que o seu adversário cometa um grande erro, e é daí que todo o seu lucro vem neste jogo – dos erros dos outros jogadores.

Espero ter conseguido ajudar. Até a próxima e boa “sorte”!

Aproveite e diga-nos como você joga quando pinta um par de ases?

 

TITAN POKER BRASIL



 
 

TITAN POKER PORTUGAL


Author: Miguel

Curioso da Internet. Copywriter Freelancer.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alguns termos usados no Poker (Gíria do Poker) | Tema Livre - […] quem está ainda a dar os primeiros passos no mundo do poker, no artigo de hoje vou explicar o…

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *