As entrevistas de emprego são normalmente situações stressantes, sobretudo para as pessoas que estão desesperadamente à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho ou para quem é estreante nestas andanças.
Uma vez que a entrevista de emprego tem um peso significativo na escolha do candidat@, é muito importante que se prepare atempada e convenientemente de modo a não sucumbir à pressão e não deitar tudo a perder.
E, para ajudar na sua preparação para a entrevista de emprego, vamos listar de seguida algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e também as melhores respostas que poderá dar.
5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e melhores respostas
1 – Fale um pouco sobre si e descreva o seu histórico
As pessoas adoram ouvir boas histórias, e os entrevistadores não são exceção, por isso, certifique-se de que a sua história tenha um começo prometedor, um desenvolvimento fascinante e um final que faça com que o entrevistador fique inclinado a dar-lhe uma oportunidade.
Contudo, não invente nem exagere!
Na sua história fale da sua paixão e entusiasmo sobre a profissão, conte um episódio relevante que o fez escolher essa profissão e, de seguida, aproveite para falar do seu percurso académico.
Exemplo de Resposta: Venho de uma cidade pequena, onde as oportunidades eram escassas. Como não havia boas escolas para aprender programação comecei a usar a Internet para aprender com os melhores e evoluir. Foi aí que aprendi a programar e mais tarde obtive a minha certificação como programador. O meu primeiro emprego foi como codificador de front-end, sendo que continuei sempre a investir parte do meu tempo no domínio das linguagens, ferramentas e estruturas de front-end e back-end.
2 – Como tomou conhecimento desta vaga de emprego
À semelhança da pergunta “Fale um pouco sobre si”, esta é também uma pergunta bastante frequente nas entrevistas de emprego, e, além disso, é mais uma boa oportunidade para se destacar e mostrar a sua paixão e entusiasmo pela profissão e pela empresa a que se está a candidatar.
Por exemplo, se tomou conhecimento da vaga através de um amigo ou um contacto profissional, mencione essa pessoa e explique porque está tão entusiasmado com a oportunidade de trabalho. Se soube da vaga através de um conhecido que já trabalha na empresa, ainda melhor. Mas, mesmo que tenha tomado conhecimento através de um anúncio ou outra forma, não hesite em partilhar aquilo que, especificamente, chamou a sua atenção para a vaga em questão.
Exemplo de Resposta: Soube desta vaga através do meu amigo, (nome do amigo), e como adoro o trabalho que têm feito aqui na empresa, não podia perder esta oportunidade até porque sinto que posso ajudar a empresa a fazer ainda mais e melhor.
3 – Quais são os seus pontos fortes e fracos
Com esta questão os entrevistadores pretendem avaliar o quão bem os candidat@s se conhecem a si mesmos, e se estão dispostos a melhorar.
Aqui não vamos postar um exemplo de resposta porque nenhuma pessoa é igual, mas o que aconselhamos é que responda com sinceridade e foque principalmente nos seus pontos fortes, de modo a transmitir o máximo de confiança em si mesmo e nas suas capacidades. Dentro dos pontos fortes foque sobretudo naqueles que são relevantes para o cargo e empregador em causa.
4 – Como lida com a pressão e situações stressantes?
Aqui o entrevistador procura avaliar o que se poderá esperar do candidat@ quando pressionado no trabalho: como reage, como se comporta e que estratégias adota para superar a situação e concluir o trabalho / tarefas com sucesso.
Como resposta poderá contar algum episódio em que manteve a calma apesar da turbulência. Se esta for uma habilidade que ainda está a desenvolver e a tentar melhorar, reconheça isso e inclua as estratégias que está a desenvolver para responder melhor à pressão no futuro.
Exemplo de resposta: Tenho noção que as situações stressantes fazem parte deste trabalho, e definitivamente, tive que aprender a lidar com elas ao longo da minha carreira. Acho que tenho vindo a melhorar com cada nova experiência. Por exemplo, enquanto trabalhava no lançamento de um novo produto na minha última empresa, as coisas não estavam a correr conforme o planeado. Em vez de sair a apontar o dedo aos outros elementos da equipa, a minha primeira reação foi manter a calma e descobrir quais as estratégias que poderíamos implementar para ultrapassar o problema em questão. Todas as opiniões foram escutadas e discutidas e o lançamento acabou por ser um sucesso.
5 – Porque quer trabalhar nesta empresa e em que é que pode contribuir mais para a empresa
Para responder adequadamente a esta pergunta deve obviamente fazer o seu trabalho de casa antes da entrevista, e obter o máximo de informações que conseguir acerca da empresa. Procure saber quais são os problemas e desafios que a empresa enfrenta. Depois, seja específico e evite respostas genéricas que não acrescentam nada.
Foque-se no que mais chamou a sua atenção naquela empresa específica e nas oportunidades de crescimento da organização e como você pode contribuir para isso. A chave é conectar as suas habilidades e experiência profissional com aquilo que a empresa precisa, e pode também compartilhar um episódio que mostre que já teve sucesso num trabalho/desafio semelhante no passado (se for o caso).
Estas são algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, e assim sendo, deve estar preparado para respondê-las da melhor forma possível, de modo a aumentar as suas chances de conseguir o emprego.