4 Tipos de Alimentos que Aumentam a Imunidade

Um sistema imunológico forte ajuda o organismo a combater as ameaças com mais eficácia e a manter-se livre de doenças.

Mas antes de avançar para os alimentos que aumentam a imunidade, convém explicar um pouco acerca do funcionamento dos glóbulos brancos (as células do nosso corpo cuja função é o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas químicas estranhas  por meio de sua captura ou da produção de anticorpos).

Os glóbulos brancos (também denominados de leucócitos) necessitam de muita vitamina C para serem eficazes. Na verdade, os glóbulos brancos podem conter vinte vezes mais vitamina C do que outros tipos de células.

No entanto, se você tiver uma elevada concentração de açúcar no sangue, os seus glóbulos brancos terão dificuldade em absorver a vitamina C, porque as moléculas de glicose e vitamina C têm configuração idêntica.

Nos humanos, a insulina transporta a glicose e também a vitamina C para dentro das células – porém, se os níveis de glicose no sangue estiverem muito elevados, a glicose irá competir com a vitamina C para entrar na célula.

E, nesta competição a glicose vence sempre, porque os recetores de insulina na parede da célula têm uma afinidade maior por glicose do que por vitamina C.

Se o seu sangue for inundado de glicose (açúcar) em excesso, a vitamina C é que sai perdendo (e consequentemente você também).

Dado que necessitam de muita vitamina C para serem eficazes, os glóbulos brancos têm cerca de cinquenta vezes mais recetores de insulina do que as outras células, e isso significa um dano ainda mais grave para as pessoas que têm uma dieta acidificante, rica em açúcar e outros hidratos de carbono.

E porquê?

Porque se o seu nível de açúcar no sangue estiver muito elevado, os glóbulos brancos do seu sistema imunológico não conseguem obter vitamina C em quantidade suficiente para funcionarem tão bem quanto deveriam.

Aí você fica mais suscetível de adoecer, e permanecer doente, devido a infeções persistentes e/ou outras ameaças.

Agora que você entendeu como funcionam as células de defesa do seu organismo, o primeiro passo para aumentar a sua imunidade é eliminar o açúcar da sua dieta, não apenas o açúcar do açucareiro mas também as bebidas açucaradas, bolos, doces, sorvetes, alimentos altamente processados e outros alimentos ricos em carboidratos como massas, pizzas, bolachas, etc.

Lembro que de pouco valerá aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C ou mesmo tomar suplemento de vitamina C se você não cortar com o açúcar / carboidratos porque a vitamina C extra continuará NÃO sendo absorvida como deveria ser.

E agora, vamos então falar dos 4 Tipos de Alimentos que Aumentam a Imunidade:

  • Alimentos ricos em vitamina C (Alguns exemplos: laranja, morango, papaia, melão, acerola, kiwi, tomate, manga, brócolis, couve, pimentão amarelo, verde e vermelho).
  • Alimentos ricos em ácido fólico (Alguns exemplos: vegetais de folha verde escura – couve, espinafres, brócolis – feijão, cogumelos e fígado). O ácido fólico auxilia na formação de novos glóbulos brancos.
  • Alimentos ricos em vitamina E (Alguns exemplos: oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas). A vitamina E é importante sobretudo para os mais idosos, agindo no combate da diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
  • Alimentos antioxidantes (veja o Top 100 dos alimentos ricos em antioxidantes AQUI). Os antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células.

Artigo Sugerido: Maçã Cozida com Canela faz bem para o intestino! Veja Aqui a Receita recomendada pelo Dr Lair Ribeiro


Author: Online Info

Informação útil e dicas práticas para o seu dia a dia.

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Online Info
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site você considera mais interessantes e úteis.