Viagem Às Terras Dos Meus Artistas Favoritos
[ad#raquelmoli]
Sempre sonhei fazer uma viagem de carro com um roteiro que visitasse as cidades dos meus artistas europeus favoritos. Para entreter-me no vai-vem dos transportes públicos, decido fazer um roteiro, um bem especial – primeira coisa que fiz foi escolher os meus artistas favoritos, depois indaguei onde nasceram e a partir daí desenhei o roteiro e saiu algo assim:
A minha primeira paragem seria em Maiden Lane, Convent Garden, Londres Inglaterra, onde Joseph Mallord William Turner (23 Abril 1775 – 19 Dezembro 1851) um pintor inglês romancista de paisagens, nasceu. Convent Garden é um dos distritos de Londres mais famosos (graças também ao filme de My Fair Lady). Está muito associado ao antigo mercado de frutas e vegetais, onde agora é um local muito conhecido dos turistas.
Depois passaria pela cidade-natal de Rembrandt Harmenszoon van Rijn (15 Julho 1606 – 4 Outubro 1669), considerado um dos maiores pintores na história da Arte Europeia. Rembrandt nasceu em Leiden, na Holanda. Em Leiden, não deixe de visitar a porta de Oeste de Leiden, Morspoort eiden’s porta de Este e o Zijlpoort.
O terceiro sítio seria no local onde Vincent van Gogh (30 Março 1853 – 29 Julho 1890) nasceu, em Groot-Zundert, uma aldeia perto de Breda ainda na Hollanda. Van Gogh era um pós-impressionista Holandês cujo trabalho, admirado pela sua beleza dura, honestidade emocional e cores audazes, não tinha sido apreciado por muitos. Em Breda pode visitar a casa-museu como também participar em várias actividades como a rota de Van Gogh em bicicleta e passeio.
A seguir passava por França onde 3 dos meus pintores favoritos nasceram. A primeira paragem em França seria em Paris, para o local de nascimento de Paul Gauguin (7 Junho 1848 – 8 Maio 1903). Apesar da sua obra ser apreciada depois da sua morte ele era um dos impulsionadores do pós-impressionismo francês.
A sul de Paris, vou de encontro com Jean-François Millet (Outubro 4, 1814 – Janeiro 20, 1875), um pintor francês e um dos fundadores da escola Barbizon na zona rural de França. Ele mudou-se para Barbizon por considerar como terra dele e onde passou o resto dos seus dias.
A última cidade que visitaria em França seria em Limoges, onde o artista Francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919), um pintor impulsionador no desenvolvimento do impressionismo. Limoges é um local que merece ser visitado, contém uma linda igreja gótica, igrejas e as ruínas de um Galo-romano anfiteatro.
O próximo local seria para uma das cidades mais visitadas do sul da Europa, a cidade de Barcelona, onde Antoni Gaudí concentrou a maior parte do seu trabalho (um estilo extremamente único e individual), tais como a Sagrada Família, Park Güell, Casa Calvet, Casa Milà, and Casa Batlló. Gaudi (25 Junho 1852–10 Junho 1926) nasceu em Riudoms na provincial de Tarragona.
O último país que visitaria seria a Itália, mais especificamente na região Tuscana, onde dois dos meus artistas favoritos do mundo inteiro. Sim, Michelangelo e Leonardo da Vinci.
Michelangelo (6 Março 1475 – 18 Fevereiro 1564), nasceu em Caprese perto de Arezzo. Para além de ser o autor dos frescos no tema Genesis no tecto e do último julgamento no altar da capela Sistina, ele foi também um arquitecto, poeta, engenheiro e um escultor da renascença italiana, obras deles incluem Pièta e David. A vila de Capreses está a 100 quilómetros este de Florença onde pode visitar a igreja de S. João Baptista do século XIII, onde ele próprio foi batizado, outras igrejas interessantes e o museu e biblioteca de Michelangelo.
Leonardo da Vinci é sem dúvida considerado como um dos maiores pintores e multi facetado de todos os tempos que jamais viveu. Leonardo nasceu a 15 de Abril de 1452 numa quinta a 3 quilómetros da vila de Vinci. Entre as muitas obras de arte, a destacar são a Mona Lisa, a última Seia e o homem Vitruviano.
Chegando à vila de Vinci, pode visitar o museu de Leonardo Da Vinci. Este museu exibe algumas das invenções que foram desenhadas no livro de notas dele; a casa de Leonardo onde estão expostos algumas das reproduções dos desenhos dele.
Agora, só me basta um carro e uns 10 dias de férias….
[ad#raquelmoli]