Sustentabilidade habitacional – 8 requisitos para uma casa sustentavel

Nos dias que correm o desenvolvimento sustentável é um tema sempre presente – qualquer que seja a área em questão – e o sector habitacional não foge à regra.

De forma a reduzir a factura energética familiar e contribuir para a protecção do meio ambiente é premente a aposta na sustentabilidade habitacional.

Sustentabilidade habitacional – 8 requisitos para uma casa sustentável

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.
  1. Painéis solares – são um equipamento obrigatório em qualquer habitação ecológica. Apesar de representarem ainda um investimento elevado, este é facilmente recuperado em poucos anos.
  2. Pontes térmicas – há que detectar os pontos em que existem grandes perdas de calor e tomar medidas para reduzir essas mesmas perdas.
  3. Aquecimento de água – o consumo de água quente sanitária tem que ser contemplado no cálculo das necessidades globais.
  4. Qualidade do ar interior – de forma a conseguir-se um ambiente interior saudável a entrada de “ar novo” deve ser controlada.
  5. Isolamento térmico – para tornar a habitação mais confortável deve ser colocada uma camada isolante no interior das paredes (aquando da construção).
  6. Vidros duplos – para se obter um melhor desempenho energético devem ser instalados vidros duplos com caixilharias de corte térmico.
  7. Palas nas janelas – a instalação de palas nas janelas evita a incidência directa do sol, fazendo sombra e contribuindo para a redução do calor.
  8. Ar condicionado e caldeiras – este tipo de equipamentos devem ser inspeccionados periodicamente de forma a manter o seu desempenho sempre optimizado.

E você preocupa-se com a sustentabilidade habitacional?

Author: Hugo

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Aluguer de apartamento T1 em Benfica – junto ao Jardim Zoológico | Mercado Imobiliário Portugal - [...] o artigo sobre: Sustentabilidade habitacional Consulte mais OPORTUNIDADES IMOBILIÁRIAS:Aluguer de apartamento para férias em Vilamoura [...]

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *