O que é e como funciona o Google Meu Negócio | Dicas SEO para conseguir mais clientes gratuitamente

No vídeo postado abaixo explico o que é o Google Meu Negócio e como criar Ficha de Empresa para aparecer nas primeiras posições do Google e conseguir novos clientes gratuitamente.

Conteúdos do vídeo:

  • O que é o Google Meu Negócio (esta parte começa aos 23 segundos)
    Como fazer para cadastrar a empresa no Google Meu Negócio (esta parte começa aos 2 minutos e 38 segundos)
    Fatores de rankeamento mais importantes (esta parte começa aos 4 minutos )

O que é e como funciona o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda as empresas a serem encontradas na Rede de Pesquisa do Google e no Google Maps.

Trata-se de uma ferramenta que todos os negócios locais (tais como restaurantes, cabeleireiros, dentistas, advogados, etc.) devem utilizar porque é uma forma de conseguirem novos clientes de forma gratuita.

Por exemplo, eu sou da região de Aveiro e se pesquisar no Google por “dentista Aveiro”, na primeira página do Google é exibido o LOCAL PACK, ou seja, os LOCAIS para a palavra-chave “dentista Aveiro”, em que aparecem as 3 primeiras posições do Google Meu Negócio.

E, isto é uma grande vantagem para as 3 clínicas dentárias que aparecem nas primeiras posições porque todos os meses 590 pessoas pesquisam no Google pela palavra-chave “dentista Aveiro”, e a maioria dessas pessoas irão contatar uma dessas clínicas, utilizando o nº de telefone ou então visitando diretamente o espaço físico porque também estão lá indicadas as respetivas moradas e os horários de funcionamento.

E o melhor de tudo é que essas clínicas não irão pagar nada por esses novos clientes, porque para aparecer nessas posições orgânicas no Google Meu Negócio não é necessário pagar nada, apenas
é necessário criar uma Ficha de Empresa bem otimizada no Google Meu Negócio (GMN).

Como fazer para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio

Para criar a Ficha da sua empresa vá em: www.google.com/business, e clique em “Gerir o seu Perfil”.

Depois na página que abrir, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, cidade, código postal, telefone e categoria.

Na página seguinte terá que confirmar as informações e aceitar os termos de serviço, e depois terá ainda que indicar um número de telefone e o Google enviará um SMS com um código para confirmar a criação da conta.

Após criada a conta, você terá que fazer uma segunda verificação. Para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para o endereço indicado contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio.

Feito isso, você estará pronto para editar e gerenciar a Ficha da sua empresa em: www.google.com/business

Tal como referi no início deste artigo, o ideal é estar nas 3 primeiras posições, porque essas são as empresas que têm mais visibilidade e conseguem atrair mais clientes.

E para atingir essas primeiras posições é fundamental conhecer e tirar partido dos fatores de rankeamento mais importantes.

Fatores de rankeamento mais importantes no Google Meu Negócio (GMN)

  1. Categoria principal do negócio

O principal fator é indicar corretamente a categoria principal do seu negócio ou empresa.

  1. Colocar a palavra-chave no “Nome do Negócio”

Outro fator importante é colocar a palavra-chave no nome do negócio.

Exemplo: Como mostro no vídeo que está acima, a empresa que ocupa a primeira posição para a palavra-chave “dentista Aveiro” se chama “CLÍNICA MÉDICA DENTÁRIA LACERDA” e, eles colocaram no final “Dentista Aveiro”. Essas duas palavras (“Dentista Aveiro”) não constam da designação oficial da empresa, mas eles colocaram-nas no final do nome precisamente para rankearem para a palavra-chave “dentista Aveiro”.

  1. Localização da pessoa que faz a busca

O terceiro fator é a localização da pessoa que faz a busca e quanto a isso não existe nada que você possa fazer.

Normalmente, o Google irá dar preferência aos negócios que estão mais próximos fisicamente da localização da pessoa que está fazendo a busca.

  1. Categorias adicionais

Na Ficha da Empresa também é possível indicar categorias adicionais e isso pode ajudar no rankeamento, contudo só deverá adicionar mais categorias se fizer sentido para o negócio ou empresa em causa, e se essas categorias realmente representarem o negócio ou algo que a empresa realmente ofereça, caso contrário, o melhor é deixar em branco.

  1. Links de qualidade apontando para o site da empresa

Incluir o site da empresa na Ficha ajuda no rankeamento, especialmente se o site tiver links de qualidade apontando para ele.

  1. Palavra-chave nos comentários

Se a palavra-chave para a qual você quer rankear for mencionada nos comentários isso irá ser mais um fator positivo. Você pode pedir por exemplo para alguns dos seus clientes comentarem mencionando a sua palavra-chave.

  1. Nota alta nas avaliações

Você também pode pedir para alguns dos seus clientes darem a nota máxima (que é 5 estrelas), porque esse é mais um dos fatores importantes para ficar colocado nas primeiras posições do Google Meu Negócio.

Dicas Extra

Existem ainda outras práticas que podem ajudar no rankeamento e também passar mais credibilidade como por exemplo, adicionar várias fotos.

A maioria das empresas adicionam somente 1 foto, mas de acordo com o Google: “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Além disso, você também deve interagir com os clientes respondendo aos comentários postados.

Conclusão

Resumindo, é muito importante completar ao máximo a Ficha da Empresa, preenchendo todos os campos do formulário, e também ter em conta os fatores de rankeamento que foram mencionados
anteriormente porque só assim irá conseguir atingir as primeiras posições do Google Meu Negócio e colher os respetivos benefícios.



Author: Carlos Vieira

Webmaster / Criador de Conteúdos | Visite o meu canal 👇👇 https://youtube.com/c/CarlosVieiraOnline

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *