Neste artigo vou revelar um esquema em que os burlões estão a usar a imagem e a reputação do Pedro Andersson (jornalista da SIC) para ganhar a confiança das pessoas e levá-las a investir numa plataforma de criptomoedas falsa, por isso, continue desse lado.
Nova burla com criptomoedas está a usar a imagem de Pedro Andersson (jornalista da SIC)
Para quem não sabe, o Pedro Andersson é um jornalista da SIC muito conhecido pelo seu trabalho na área económica e financeira, tendo apresentado programas como o “Contas-Poupança” e a “Grande Reportagem”.
Ele tem uma forte presença nas redes sociais, onde partilha dicas e conselhos sobre finanças pessoais, consumo e investimentos, tendo também já vários livros publicados.
No seu blog “Contas Poupança”, o Pedro Andersson tem vários artigos detalhando um pequeno investimento que fez em Ethereum, e os burlões aproveitaram esse facto e fizeram um vídeo recorrendo à Inteligência Artificial que mostra o Pedro Andersson a convidar as pessoas para investirem no “programa plataforma Ethereum Code” prometendo ganhos de 1000 euros por dia, e no vídeo que está abaixo pode ver o anúncio fraudulento em questão:
Como é fácil de perceber trata-se de um vídeo manipulado, mas o facto é que este anúncio tem-me aparecido recorrentemente no Facebook e muitas pessoas estão a cair nesta burla, sobretudo as mais desatentas e que acreditam que o vídeo é verdadeiro.
Neste esquema, os burlões convencem as pessoas a investir no mínimo 250€ no “programa plataforma Ethereum Code”, que é algo que eles inventaram para enganar as pessoas.
Então as pessoas registam-se, depositam no mínimo 250€ e começam a ver o saldo da sua suposta conta de investimento a aumentar.
Algum tempo depois as pessoas são contactadas para investirem ainda mais dinheiro, e como estão a ver o seu saldo a aumentar, muitas delas depositam ainda mais dinheiro que nunca mais vão ver.
Obviamente que o dinheiro que as pessoas depositam não está a ser investido em nenhum ativo – a plataforma é falsa e os saldos das contas são todos manipulados – é tudo dinheiro faz de conta.
Quando a pessoa finalmente tenta resgatar o dinheiro que depositou mais os lucros, muitas vezes os burlões pedem ainda mais dinheiro dizendo que se trata de uma taxa que é cobrada pelo levantamento (ou algo do género) e, se a pessoa pagar, é mais esse dinheiro que nunca mais vai recuperar.
Resumindo, quem cai neste tipo de fraude nunca mais consegue recuperar o dinheiro, por isso, tenha muito cuidado e desconfie sempre de investimentos em que são usadas figuras públicas como isco.
“está em ampla divulgação uma burla grave em que estão a usar o meu nome para que as pessoas invistam em plataformas de criptomoedas ou outros investimentos arriscados. Os burlões encorajam-no a colocar 250 euros numa determinada plataforma com a promessa de lucros altíssimos. CUIDADO! ISSO É BURLA. O processo de queixa contra desconhecidos está a decorrer, mas ninguém sabe quem são.”