Como Melhorar a Qualidade de Vida de Pessoas Idosas?

O envelhecimento infelizmente traz alguns probleminhas que muitas vezes deixam a pessoa idosa um tanto quanto desanimada com a vida. 

Um estudo feito pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, da Fiocruz de Minas Gerais, mostrou que mais de 30% dos idosos possuem dificuldades com tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, utilizar o transporte público ou até mesmo fazer compras para a casa.

Mas, por sorte existem algumas medidas que podem ser tomadas para que os riscos de redução da capacidade funcional e cognitiva do idoso sejam diminuídos consideravelmente e isso traga uma melhora para a vida da pessoa idosa.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas muito fáceis de serem seguidas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Acompanhe.

Dicas para ter mais qualidade de vida

As dicas a seguir são coisas que estão relacionadas diretamente aos hábitos do idoso, que ao serem mudados, podem trazer grandes benefícios. 

Cuide do corpo

Cuidar do corpo é o primeiro passo para garantir mais qualidade de vida e bem-estar. Afinal, o idoso ter uma vida ativa é bastante importante para sua saúde. Por isso faça atividades físicas com certa regularidade. As principais e mais procuradas por idosos são: natação, caminhada, musculação, yoga, pilates, corrida, etc. 

Alimentação

A alimentação é crucial para manter o nosso corpo em ordem, portanto, procure sempre manter uma dieta balanceada e equilibrada. Consuma frutas, verduras, legumes, beba muita água e evite doces, calorias em excesso e o consumo de álcool.

Vícios

Manter o consumo de álcool (como citado anteriormente) ou de cigarros só vai piorar para que o idoso envelheça com a saúde comprometida, então fique sempre longe disso.

Médico

Ao chegar na terceira idade as visitas ao médico passam a ser um pouco mais frequentes. Sendo assim, é ideal visitar o médico regularmente, fazer exames de check-up mais de uma vez ao ano e principalmente: nunca se automedicar para não colocar a saúde em risco.

Mente ativa

Mantenha a mente ativa e procure ter uma vida mais divertida e animada. Vá ao cinema, ao teatro, em festas, ao parque, eventos, museus, visite aquele seu amigo ou amiga que não vê há muito tempo e se estiver solteiro (a), busque um novo amor. 

Manter a mente ativa é extremamente importante e inclusive é algo bastante estimulado em locais que cuidam de pessoas que estão na terceira idade, como um residencial para idosos.

Pets

Ter um animal de estimação, além de fazer companhia, traz grandes benefícios para os idosos. Afinal, quem nunca ouviu que “o cão é o melhor amigo do homem”?

Hobbies

Tenha novos hobbies, aprenda novas coisas e saia da rotina, ou seja, aprenda a tocar um instrumento, a pintar, meditar, dançar, até mesmo um novo idioma, e por aí vai. Só não fique parado (a)!

Author: Bruno

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*