Como Ler E Usar Um Mapa Da Cidade Em 5 Passos
[ad#raquelmoli]
Um dos maiores erros que turistas fazem ao visitar um novo país ou cidade é não planearem com antecedência onde e o que visitar. Eles acabam por gastar mais sola de sapatos indo de um lado para o outro, esquecendo-se de um outro local turístico mesmo ao lado da área onde tinham estado. No fim, uma visita não planeada pode representar um aumento de 30% em caminhadas desnecessárias, maior cansaço e impaciência e acaba-se por perder a fantástica sensação de visitar sítios fabulosos.
Então o que faz para evitar este cenário? Por mais enfadonho que lhe possa parecer, o certo é esquecer as frases como “vamos e veremos” e trate de planear com antecedência:
1. Se já decidiu a cidade ou área que quer visitar, agora tem de pesquisar os locais e monumentos de maior interesse e fazer uma lista com os itens “visitar – sem dúvida” e outra lista com itens “visitar – se possível” – desta forma consegue dar prioridade às suas actividades.
2. Depois, vá a uma livraria e veja os diversos mapas existentes. Os mapas não são todos iguais, por isso tente encontrar um que lhe pareça simpático e fácil de navegar.
3. Divida o mapa em quatro partes (se por acaso vai a uma mini-férias de 3 dias, o melhor então será dividir o mapa em três partes). Desta forma evitará cair no erro de ir visitar dois locais no mesmo dia que estão localizados nos lados opostos do mapa.
4. Localize e marque os itens “visitar – sem dúvida” com uma cor e o grupo “visitar – se possível” com outra cor.
5. Veja quantos itens de cada grupo localizam-se em cada parte do mapa e calcule o tempo que precisa para os itens “visitar – sem dúvida” e o tempo que sobra para os itens “visitar – se possível” para cada dia.
Desta maneira, da próxima vez que decidir visitar Roma, irá saber quais são os locais a visitar e em que ordem (em prioridade e proximidade), deixando-o com imenso tempo para um café numa das imensas Piazzas italianas.
[ad#raquelmoli]