Coisas que aprendi ao longo dos anos

[ad#sergiogleiston]

Ter um olhar reflexivo sobre a vida é importante. Tenho colecionado aprendizados ao longo de meus quase trinta anos. Alguns deles, talvez, tornariam mais fácil a vida das pessoas e o convívio em sociedade. Eis algumas de minhas dicas.

Procure olhar demoradamente para o mundo que o cerca, observando os nuances e tentando ver aquilo que outras pessoas ainda não viram. Às vezes, grandes insights criativos acontecem quando se contempla o “vazio”. A mente fica tranqüila e você se sente como em outro lugar. Isso é muito mais barato que qualquer medicamento. Quando vagarosamente o olhar repousa sobre as coisas, torna-se mais fácil valorizá-las.

Pratique a moderação. Tenha consciência que a todo instante você é bombardeado por anúncios publicitários que o incitam ao consumo. Evite comprar mais do que necessita, assim você poderá direcionar seus recursos para coisas realmente essenciais. Excessos fazem mal não só ao bolso como também à saúde.

Busque conhecer-se cada vez mais, tanto suas qualidades e limites, como defeitos e imperfeições. Nunca tenha conceito demasiadamente elevado de quem você é, nem subestime suas capacidades. Descobrir-se pode ser uma experiência dolorosa quando entramos em contato com toda nossa feiúra, todavia, saber de nossos limitações, certamente, evita dores muito maiores.

Não existe ninguém no mundo que não tenha, ao menos, um talento. Acontece que muitos não o encontraram ainda ou quando o fazem não o potencializam. Nunca foque em demasia em seus defeitos ou em suas qualidades.

Toda Palavra tem um quê de sagrada, por isso, fale apenas o que pode ser edificante para outros e aprenda a acolher atentamente as palavras que lhe dirigem, pois nada pior do que ter a sensação de que não lhe ouvem. Em uma sociedade na qual a maioria das pessoas não tem mais tempo para as outras, saber ouvir será o diferencial do futuro.

Pense antes de falar, escolha corretamente as palavras, o tom e o momento. Muitos problemas podem ser evitados quando se observa esses quesitos. Dê preferência às palavras sinceras, ao invés de palavras bonitas. Elogios fazem bem, desde que não se tornem bajulação. Desconfie de pessoas muito bajuladoras, às vezes, isso pode ser artimanha de manipulação.

Confie nas pessoas desconfiando. Não saia por aí contando seus segredos a qualquer um. Confiança se constrói lentamente, mas reputação é feito castelo de cartas, o menor deslize tudo desmorona.
Quando não conseguir expressar-se, busque sublimar seus sentimentos. Não deixe acumular negatividades. Transforme-os em coisas positivas, se possível, até úteis para outras pessoas. Medidas como essa fazem bem a saúde física e mental.

Procure ser imortal na lembrança das pessoas por suas virtudes e não por seus defeitos. O mundo procura por pessoas éticas. Nunca se sabe quando seu comportamento pode influenciar no seu network.
Praticar atividades físicas é importante, mas exercitar a mente é imprescindível. Desligue, de vez em quando, o rádio e a televisão para se dedicar à leitura, pois além de ampliar os horizontes, a literatura amansa o peso da solidão.

Não acredite em tudo que ler ou ouvir. Mantenha-se crítico, pense com sua própria razão e não se deixe dominar por pensamentos alheios. Deus lhe deu inteligência foi para saber distinguir o certo do errado.

Utilize os momentos de solidão como aliados, pois aquele que não consegue conviver consigo mesmo nesses instantes, dificilmente, saberá relacionar-se com outras pessoas. Entretanto, não se isole do mundo porque pode acabar perdendo a habilidade de lidar com as pessoas.

Julgue-se sempre como aprendiz diante da vida, mesmo nas coisas que você já possui certo domínio. Aprendizados acontecem onde a gente menos espera. Porém, saiba que, mesmo os grandes professores não têm a capacidade de nos ensinar nada, a não ser os caminhos. Os mestres que ensinam chegadas privam os alunos da alegria da descoberta. Uma pessoa só aprende realmente quando caminha com suas próprias pernas. Notas nem sempre traduzem realidade, somente o aprendiz pode avaliar se verdadeiramente teve bom desempenho porque a sensação de conhecimento adquirido é muito mais importante para o crescimento pessoal.

Nunca projete sobre os outros os seus sonhos ou frustrações, pois além de fazer as outras pessoas infelizes, isso impede seu crescimento. É necessário assumirmos o risco de nossas escolhas, projetá-las é apenas um mecanismo de fuga.

Não gaste seu tempo dando conselhos a quem não está interessado neles porque existem pessoas que só conseguem ouvir aquilo que lhes convém.
Olhe para trás apenas para colher boas lembranças e aprendizados, jamais para remoer o passado, do contrário, correrá o risco de ficar estagnado no tempo.

Seja justo e honesto, pois essas qualidades estão se tornando raras e, no futuro, as empresas precisarão de gente assim. Tenha consciência de que mais vale nobreza na alma que dinheiro na carteira.

Teimosia é a pior coisa do mundo, estressa todos a sua volta. Existe uma diferença sutil entre o teimoso e o perseverante. Perseverança é a força diante das dificuldades, teimosia é a insistência sobre o irracional.

Faça os outros crescerem, atitudes assim trazem satisfação à alma e cria uma vida com propósitos. Aqueles que limitam o crescimento das pessoas, estão semeando infelicidade para se mesmo e ou outros.
Coloque o seu melhor em tudo o que faz, mesmo que seja para quem não o mereça. Exija de você mais do que exige dos outros, assim servirás de exemplo.

Valorize-se. Não se submeta a qualquer coisa. Tenha dignidade. Muitas pessoas sofrem porque colocam o valor dos outros acima do seu. Não é ser egoísta, é ter amor próprio. Quem não se respeita nesse quesito, no fundo, não é capaz de valorizar outras pessoas.
Seja grato às pessoas, tanto pelas coisas boas como pelas ruins, porque mesmo estas ajudam em seu fortalecimento.

Pratique espiritualidade, mas seja crítico. Religião não é sinônimo de alienação. Se sua fé não lhe leva a transformar suas atitudes, há algo de errado. Não procure impor aos outros suas crenças, aprenda a respeitar as diferenças, pois esse é um importante requisito para o mundo globalizado.

Controle seus sentimentos, senão eles controlarão você. Nunca tome decisões quando estiver demasiadamente feliz ou muito triste. Aja sempre com cautela e passe tudo pelo crivo da razão. Porém, aquele que se deixa dominar completamente pela razão, torna-se irracional. Pensar deve ser uma atitude holística: envolver todos as dimensões de nossa humanidade.

Tudo isso que eu aprendi pode não fazer sua vida feliz, mas, certamente, evitará muitos problemas.

[ad#sergiogleiston]



Author: SergioGleiston

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *