Beneficios do mel
[ad#Maria]
Os beneficios do mel são desde há muito tempo reconhecidos pela Humanidade.
Como toda a gente sabe o mel é produzido pelas abelhas, que usam como matéria-prima o néctar das flores, por isso, e dependendo das flores disponíveis em redor da colmeia, podem ser obtidos diferentes tipos de mel como o mel de laranja, eucalipto, silvestre ou assa-peixe, só para citar alguns.
O mel é um produto riquíssimo em nutrientes: sacarose, glicose, frutose, ferro, potássio, selénio, fósforo, cobre, vitamina C, algumas vitaminas do grupo B e alguns tipos de proteínas, e os seus benefícios variam um pouco dependendo das flores predominantes na área das colmeias.
O mel de laranja tem um paladar suave, ajuda a regular o trânsito intestinal e tem propriedades sedativas, sendo por isso um bom tranquilizante natural.
O mel silvestre é extremamente leve e tem propriedades calmantes, laxantes e desintoxicantes. É por isso benéfico para a pele, sistema nervoso e vias respiratórias.
Por seu turno, o mel de eucalipto é de cor escura e tem um paladar activo. É muito usado no combate da tosse, bronquite e asma.
Já o mel de assa-peixe tem um paladar saboroso e é utilizado para tratar problemas de pele, queimaduras e picadas de todo o tipo de insectos. Este tipo de mel tem propriedades depurativas do sangue e propriedades calmantes.
(Nota: assa-peixe é uma planta brasileira)
Apesar dos inúmeros beneficios do mel, existem restrições para alguns grupos da população que devem evitar o seu consumo, como é o caso dos diabéticos e das crianças com menos de 3 anos.
[ad#Maria]
Trackbacks/Pingbacks