Animais de estimação melhoram a qualidade de vida

[ad#angelyne]

Estudos antropológicos demonstram que a companhia de um animal, especialmente o cachorro, auxilia no desenvolvimento infantil da generosidade, ética, sensibilidade, afeto, solidariedade, carinho e respeito que terão grande influência nas suas relações afetivas futuras.

O Dr. Allen R. McConnell, Professor de Psicologia na Universidade de Miami, em sua pesquisa Friends with Benefits: Pets Make Us Happier, Healthier constatou que os bichinhos de estimação representam um importante papel nos relacionamentos sociais humanos conferindo benefícios significativos aos seus donos. Os possuidores de animais de estimação apresentam melhores condições físicas, são menos solitários, mais conscienciosos, sociáveis e desenvolvem estilos de relacionamento mais saudáveis do que os não possuidores. Além disso, têm laços mais estreitos com seus familiares, o que quer dizer que não se voltam para os animais por uma carência afetiva. Constatou também que apresentam menos depressão, maior autoestima, maior bem-estar e sentimento de aceitação e existência útil. Resumindo, os donos de animais de estimação, independente da espécie a que estes pertençam, são mais felizes e mais saudáveis.

Seu filho(a) está insistindo com você para lhe dar um bichinho de estimação. O que fazer?

Primeiramente, não leve para casa nenhum animal se não tiver certeza que poderá cuidar dele de maneira adequada. Ter um animal de estimação requer alguns cuidados imprescindíveis para o bem estar dele e a felicidade de todos. Pegar um bichinho e depois não cuidar dele direito ou abandoná-lo é muito cruel.

A melhor idade para adquirir um companheiro animal é por volta dos seis anos.

Decida em família qual o tipo de animal mais adequado ao seu ambiente doméstico. Os mais comuns são cães, gatos, aves, peixes e tartarugas. Os cães e gatos são os mais interativos. As aves, desde que nascidas em cativeiro, podem ser muito comunicativas. Os peixinhos são menos participativos, mas a observação de seus movimentos pode trazer muita paz e diminuir a ansiedade.

Dê preferência, se possível, à adoção. Há uma infinidade de lugares onde se podem adotar animaizinhos que precisam de um lar. Geralmente essas instituições os entregam já vacinados e vermifugados.

Desde o início oriente seu filho(a) a cuidar do bichinho, dando comida e água nas horas certas, ensinando a limpar a sujeira. Não encarando isso como obrigação, mas sim como parte integrante do relacionamento. Isto desenvolve na criança o senso de responsabilidade, afeto e respeito. Não deixe de supervisionar constantemente para garantir que haja uma convivência saudável.

Procure um veterinário(a) de sua confiança, faça visitas periódicas e mantenha uma carteira de vacinações em dia. Siga as suas instruções quanto à alimentação e cuidados necessários com seu novo amiguinho.

Os cães são grandes parceiros, brincalhões e alegres estão sempre prontos para acompanhar o dono em qualquer programa. Precisam de banhos semanais e passeios. O passeio, pelo menos uma vez por dia, é muito importante, pois ajuda a manter o coração em bom funcionamento através do exercício, gasta as unhas naturalmente, queima gorduras excessivas, fortalecendo a musculatura e deixa seu cão feliz e bem humorado. Tendo estes cuidados frequentes você terá um companheiro leal e devotado.

Os gatos não necessitam de banho, faz parte de sua rotina diária uma higiene meticulosa do próprio corpo. Lambem-se cuidadosamente o dia todo, mantendo o pelo sempre limpo e sem odor. Bem pequenos se acostumam a usar a caixinha de areia, cobrindo as necessidades em seguida. É importante manter a caixinha sempre limpa, retirando a areia com as fezes e urina e repondo a areia para manter um nível adequado. Os gatos são muito independentes, autoconfiantes e não temem demonstrar o que os desagrada, também são brincalhões, carinhosos e devotados. Precisam de um lugar para arranhar com suas unhas afiadas. Gostam muito de brincar de luta o que às vezes pode render alguns arranhões e mordidas. Costumam dormir de doze a dezesseis horas por dia, em sonecas intercaladas. Gostam de se esconder em lugares como caixas e gavetas e saltar para lugares mais altos de onde podem ver tudo que se passa abaixo.

Os pássaros só podem ser adquiridos em lojas especializadas. Jamais compre pássaros silvestres em beira de estrada ou de origem duvidosa. Esse comércio é ilegal e cruel. De modo geral essas aves foram arrancadas de seu ambiente natural, submetidas a transporte inadequado e estressante e, além do mais, é muito triste manter uma ave, que já foi livre, presa numa gaiola quando deveria estar solta na natureza alçando voo livremente. Todos os dias o bebedouro deve ser lavado e cheio de água limpa, as casquinhas do comedouro devem ser assopradas e adicionadas novas sementes. Pelo menos uma vez por semana deve-se limpar a gaiola.

Os cuidados com peixinhos e tartarugas variam conforme a espécie. Quando adquirir um deles certifique-se, com a loja especializada, qual a alimentação e os cuidados adequados a cada um.

Se você decidir adotar um bichinho de estimação prepare-se para se surpreender com a inteligência e a dedicação desses seres extraordinários.

[ad#angelyne]

Author: Angelyne

Tradutora e escritora freelance. Artista plástica e artesã.

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado.