Como evitar a Gripe

[ad#admin]

Chegado o inverno, as preocupações com as doenças que ele trás são redobradas. A gripe é, ainda nos dias de hoje, uma das maiores responsáveis pela elevada taxa de mortalidade, principalmente dos idosos e crianças, nesta altura do ano. Agasalhar-se, beber bebidas quentes, não andar à chuva e proteger sempre muito bem as extremidades do corpo, são alguns dos comportamentos que deve ter em conta antes de sair de casa, mesmo que o temporal não esteja assim tão bravo. Nunca se sabe quando é que as nuvens irão viram tempestade. Vamos então aprender algumas regras básicas que nos permitirão andar bem mais prevenidos.

Primeira dica: ter uma boa noite de sono. O descanso do corpo é fundamental para o equilíbrio do organismo. Se passar mal a noite, sentirá certamente as consequências no dia seguinte. Dormir bem faz com que a pressão arterial estabilize, que a ansiedade amenize, ficará com um aspecto muito mais vivo e é claro, o cérebro descansa para que no dia seguinte esteja preparado para o trabalho. Se o seu corpo mantiver este equilíbrio, será muito melhor para as defesas que combatem os vírus que tenta invadir o seu corpo. Se não consegue dormir bem, tente apurar as causas. Será do colchão? Ou a almofada? Ou uma preocupação que lhe está a preencher totalmente o cérebro. Por vezes, convém mesmo consultar um especialista para descobrir os males do nosso sono, ou da falta dele.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Segunda dica: mexa-se! É fundamental para um corpo que se quer são, praticar exercício regularmente. Não tem tempo porque o trabalho o consome? Nem que sejam apenas 10 minutos ao final do dia, mas pratique um pouco. Faça flexões, abdominais, corra, salte, pratique montanhismo. A actividade física protege-o essencialmente de problemas cardiovasculares, pois permite-lhe regular o peso. Outra vantagem será a de praticar desporto ao ar livre. A sensação de liberdade pode proporcionar-lhe bons momentos, que afastam o stress e o mau estar habitual. Uma vez que activa a circulação sanguínea, vai proteger o corpo de infecções, nomeadamente a gripe.

Terceira dica: mantenha o corpo limpo. Uma das maiores recomendações feitas por especialistas é manter o corpo lavado, principalmente depois de chegar a casa após o dia de trabalho. O contacto com o mundo exterior fá-lo ser transportador de muitas bactérias, daí ser importante tomar banho após o dia de trabalho.
Uma das práticas também muito importantes é lavar as mãos regularmente durante o dia. Estamos constantemente a usar as mãos para tudo e o número de bactérias vai aumentando. Portanto, antes que ser querer leve a mão à cara, proteja-se e lave as mãos e se possível passe-as em anti-bacteriano.

Quarta dica: coma! Não faça intervalos muito prolongados entre refeições. Uma boa alimentação, rica em fibras e vitaminas é o primeiro passo para um equilíbrio do metabolismo. Para prevenir a gripe, o consumo de alimentos ricos em vitamina E é essencial. Portanto, coma muitas laranjas, limão, morangos ou abacaxi. Todos eles contém muitas vitaminas, um elemento importante no combate à gripe.
Como vê, não é difícil estar bem preparado para o inverno. Ao executar estas práticas, está não só a evitar a gripe como muitas outras doenças que podem muitas vezes prendê-lo a uma cama.

[ad#admin]

Author: andreiacarvalho

Share This Post On

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *