A Educação e o Saber Eclético

[ad#admin]

A Educação e o Saber Eclético

Durante muito tempo só o saber sistematizado das instituições escolares era valorizado pela sociedade em geral. Este panorama tem mudado gradualmente com a valorização do currículo oculto, aquele que o aprendente traz para sala de aula. Isto aconteceu principalmente pela transição do ensino tradicional, em que o professor era o centro do processo de aprendizagem com aulas expositivas, preocupação exagerada em fazer exercícios de repetição para que o aluno decorasse a lição reproduzindo os conhecimentos transmitidos, sem reflexão dos conteúdos abordados, sem que o aprendente internalizasse o assunto como é feito em uma educação contextualizadora, libertadora, interacionista. Em que o aprendente e o ensinante dialogam buscando juntos construir o conhecimento

Com a internet, os cursos livres e todas as outras formas de aprendizagem o saber ficou mais democrático, podendo acontecer de várias formas e usando métodos diferentes de aprendizagem que podem ser complementares. Nada impede que um professor use procedimentos tradicionais junto com procedimentos progressistas, o que na prática acaba ocorrendo muitas vezes ,em sala de aula.

A aprendizagem poderá ocorrer em grupos de estudos que tenham interesses em comum, pode ocorrer na modalidade ensino a distância ou presencial. Com a finalidade de alcançar objetivos pessoais, conhecimentos para fazer um concurso público, um emprego estável, uma colocação melhor na carreira. Aprender mais e melhor, com uma metodologia contextualizada, preocupada com o meio ambiente e a responsabilidade social.

Enfim, a aprendizagem, o saber diversificado, o conhecimento holístico (mais amplo), a fortificação da civilidade do ser pelo conhecimento com base humanística deve fazer parte da rotina de nossos aprendentes com a orientação de professores preparados e bem remunerados. Só assim teremos uma população em condições de manter o crescimento social e econômico do país.

[ad#admin]

Author: JoseLuizTeixeiradaSilva

Pedagogo,Psicopedagogo,Especialista em Administração e Supervisão Escolar,Especialista em Direito Público e Professor.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *