9 coisas que acontecem em seu corpo quando você não gosta do seu emprego

Pessoas e relações tóxicas fazem-nos mal e há que aprender a mantê-las longe das nossas vidas. Mas, então, e quando falamos de empregos tóxicos?

Estar num emprego que não gosta pode estar a deixá-la doente de várias formas e talvez nem se esteja a aperceber disso.

Toda a gente tem dias menos bons, incluindo no local de trabalho, mas existem algumas sintomas com os quais devemos estar especialmente atentas.

De forma a evitar que uma semana má no trabalho acarrete problemas sérios para a saúde, os especialistas pedem atenção redobrada com certos sinais corporais e mentais.

Jeffrey Pfeffer, professor especialista em comportamento organizacional citado pelo site norte-americano Huffington Post, fala mesmo em casos de morte associados a problemas de foro laboral.

Mas, evitando ir ao limite e olhando para os alertas mais comuns, é caso para analisar os sinais mais comuns e fazer já um diagnóstico.

Para já, é importante vincar que o corpo tem o poder de associar certos locais como seguros ou inseguros. Consoante a ‘análise’ feita, o organismo aciona mecanismos de defesa que acabam por se refletir na nossa saúde.

Falta de apetite sexu@l ou mesmo desregulação do estômago são alguns dos sintomas mais comuns.

O que acontece em seu corpo quando você não gosta do seu emprego

1 – Dificuldade em dormir. O stress no trabalho leva a que muitas vezes deixe de ter noites descansadas porque está constantemente a pensar, por exemplo, em coisas que tem para fazer ou acabar. Se isto se tornar num padrão, cuidado.

2 – Dores de cabeça constantes. Quando estamos em ambientes de stress intenso, os nossos músculos tendem a ficar mais contraídos e tensos. Quando vemos o local de trabalho como uma zona não segura, tendemos a contrair os músculos. Se essa tensão for feita também na zona do pescoço, pode originar dores de cabeça constantes.

3 – Os seus músculos ficam tensos e doem. Adrenalina e outras hormonas associadas ao stress podem ser libertadas quando estamos em ambientes desfavoráveis. Isto tem impacto imediato também no nosso físico.

4 – A sua saúde mental piora. Para além dos problemas físicos, também a mente começa a ser afetada e mesmo a piorar, chegando mesmo a desenvolver problemas mentais como depressão.

7 Dor de cabeça

5 – Pode ficar doente com mais frequência. Se está constantemente a ficar doente, tome nota, porque pode ser um sintoma de um trabalho tóxico. Há estudos que sugerem que o stress influencia o sistema imunológico.

6 – Perda de apetite sexu@l. Muitas das vezes trazemos os problemas do trabalho para casa e isso acaba por afetar a nossa vida conjugal e familiar. Se o ambiente for tóxico, pior.

7 – Está constantemente cansada. Física e emocionalmente.

8 – O seu estômago desregula. Inchaço, enjoo, indigestão são alguns dos problemas que podem estar associados a uma trabalho tóxico. O stress é um dos principais problemas para tudo, e o estômago não é exceção.

9 – O seu apetite sofre alterações. Na maioria das vezes, ambientes de stress podem levar-nos a ver a comida como uma escapatória, um conforto. Normalmente o açúcar dá a sensação de alívio, mas é um hábito muito pouco saudável. Também pode acontecer o contrário.

Então, o que fazer nestes casos? Faça uma pausa. Depois de o seu corpo ter visto o seu local de trabalho como uma ameaça e de ter acionado todos os mecanismos de defesa, tem que fazer uma pausa e dar-lhe tempo para se recuperar. Redirecione o seu pensamento negativo. A nossa mente é muito poderosa. Experimente meditar, por exemplo.

FONTE: delas.pt/e-isto-que-acontece-ao-seu-corpo-quando-nao-gosta-do-emprego/

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*