Tens X Fes na fisioterapia

[ad#admin]

As diferenças entre um aparelho e outro

Na área de saúde, especificamente na fisioterapia, casos de lesões musculares e reabilitação, são usados dois tipos de equipamentos para fisioterapia. O tens e o fes. Ambos servem para o alívio de dor, recuperação e estimulação muscular, mas, cada um possui uma característica, indicação e modo de funcionamento diferente.

O tens para fisioterapia é um tratamento indicado para o alívio de dor aguda ou tratamento de dor crônica. Além de dores pós-operatórias, cervicais, lombares; dores de cabeça, dente; dores articulares, artrites, bursites; dores musculares, contusões, tendinites; dores causadas pelo câncer; dores viscerais; neuropatias e neurites, entre outros.

A vantagem do tens para fisioterapia é que ele não é um procedimento invasivo e pode ser realizado desde um ambulatório como durante um período de internação. O custo dessa terapia é baixo e apresenta poucas contraindicações e efeitos colaterais.

Já o fes para fisioterapia é indicado para eletroestimulação muscular, comum para pacientes neurológicos, como o AVC, por exemplo. É um tratamento que resultar em fortalecimento muscular, facilitar o controle motor voluntário, reduzir temporariamente a espasticidade, facilitar o retorno venoso e linfático, entre outros.

O tratamento com o fes para fisioterapia é um pouco mais complexo que o tes. Ele possui uma corrente elétrica, que serve como estimulação e provoca a contração dos músculos paralisados ou enfraquecidos por conta da lesão do neurônio motor superior (derrames, traumas, crânios encefálicos, paralisia cerebral são alguns exemplos).

Ou seja, ambos os aparelhos para fisioterapia são capazes de proporcionar uma melhora – relativamente demorada se precisasse ser feita manualmente – na reabilitação do paciente.

O tens para fisioterapia é utilizado praticamente nos casos de dores crônicas e agudas e o fes para fisioterapia é utilizado para eletroestimulação muscular, comum em pacientes que apresentam quadros neurológicos.

[ad#admin]

Author: futurasaude

Share This Post On

1 Comment

  1. Bom dia! Devido à um acidente automobilístico perdi o movimento do tornozelo e o mesmo compromete muito de minha locomoção motora,visando minimizar essa dificuldade busco por uma órtese,prótese que auxilie esse movimento.A Ortonew tem algum produto que atenda essa necessidade?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Inscreva-se GRATUITAMENTE no Congresso

colocando seu NOME e EMAIL Abaixo e clicando no botão "Quero Reservar a Minha Vaga":






Sucesso! Verifique seu email.