Saiba mais sobre as moscas domésticas e as formigas zumbis

[ad#admin]

Se você pensa que só a luz amarela ajuda a atrair as moscas que tanto irritam, principalmente no calor, está enganado. Estudos recentes demonstram que elas são atraídas mais pelas cores branca e azul.

As moscas domésticas são seduzidas mais pela luz azul, pois para elas significa estarem em uma zona de conforto e descanso. Aquelas velhas armadilhas de luzes amarelas perderam certo efeito, porém ainda as atraem, mas por causa de outros componentes.

Para exterminá-las, um dos métodos mais usados por empresas de dedetização é o da micropulverização – aplicação da calda de inseticida em todos os pontos prováveis de infestação; age imediatamente e cria uma camada residual do produto.

E quem diria, existem mesmo formigas zumbis, não é coisa de filme de ficção científica, é real! Elas são infectadas pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis que se instala no organismo delas e cria, além de parasitas, a capacidade de manipular seu hospedeiro.

O nome “zumbis” vem do fato de, ao terem seu cérebro manipulado, as formigas começam a andar desordenadamente e em círculos, chegando a ter convulsões. Logo, elas mordem folhas e permanecem por ali até morrerem. Dias depois do ocorrido, a cabeça das formigas é rompida, onde cresce uma massa de filamentos, chamados de micélio ou hifas.

As hifas comem o cérebro da formiga e os fungos ali existentes produzem espécies de esporóforos que formam novos esporos que são liberados, havendo um reinício do ciclo de parasitismo. Com essas informações, quem sabe fica fácil identificar este tipo de formiga espalhada por diversos locais.

[ad#admin]

Author: sampexpragasblog

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*