Saiba como ler mais

[ad#admin]

Quantos livros você leu em 2012? Já começou a ler algum em 2013? Não é segredo para ninguém que ler é um excelente passatempo, pois melhora várias habilidades humanas como atenção, criatividade e expressão pessoal, mas que infelizmente não é um hábito muito prático pelos brasileiros. Os motivos são vários; falta de dinheiro para comprar livros; falta de tempo; falta de paciência e por aí vai. Pense nisso, criei uma pequena lista com dicas que poderão te ajudar a ler mais neste ano que começa.

1° Fixe um horário para ler, aquele momento em que todo dia você irar se dedicar um tempo para a leitura, sendo o ideal de no minimo uma hora.

2° Leia atentamente e sem distrações, evite o contato de terceiros, desligue o celular, saia da internet, vá para um lugar silencioso, evite pensar em assuntos diferentes naquele momento, concentre-se unicamente em ler. No começo é muito difícil para quem não está acostumado, mas aos poucos você conseguirá ir quebrando as barreiras. Não consegue se concentrar por 10 minutos? OK, leia por 12 minutos, pare e continue alguns minutos depois na mesma proporção, assim, aos poucos o processo se tornará mais fácil.

3° Leia livros com poucas páginas no inicio e depois vá aumentando o volume do encadernado. Isso é uma dica simples, mas que trará efeitos psicológicos positivos. Porque? Por que isso te trará uma sessação de dever cumprido e como resultado te dará mais animo para continuar a ler mais, pois o seu cérebro vai associar aquela tarefa com algo bom e vai querer repetir a experiencia. Então, se você não está acostumado a ler romances longos, comece com contos, leia alguns por algum tempo, sobre assuntos que te interessam e depois varie, com certeza em pouco tempo você aumentará a sua rotina com os livros.

4° Fique em uma posição confortável de preferência sentado! Ler deitado pode parecer confortável, na verdade é, é até demais! Deitado, o seu cérebro também relaxa, a ponto de permitir que você desfoque com facilidade.

5° Evite consultas ao dicionário, leia nas “entrelinhas”. Mesmo que você não entenda o significado da palavra dentro de um texto, o seu cérebro irá saber, pois ela estará dentro de um contexto e é assim, a melhor forma de descobrirmos novas palavras. Depois de terminar um capitulo e antes de começar outro, pegue o dicionário e se aprofunde no significado das palavras desconhecidas, confirmando a suas suposições. Parar de ler para consultar um dicionário, assim como parar para fazer qualquer outra coisa atrapalha o ritmo da leitura e a tendencia é que você desfoque cada vez mais, o cérebro é como um animal de estimação, ou seja, pode ser adestrado, basta você saber como.

Aqui vão cinco dicas, espero que aproveitem e leiam bastante este ano!

Uma boa leitura a todos!


Author: naldoescritor

Share This Post On

2 Comments

  1. Olá, parabéns!!! Gostei do seu artigo, vou seguir o seu conselho, afinal a leitura abre horizontes. Eu particularmente não tenho muita paciência, mais o hábito é uma virtude que temos que adquirir.

    Post a Reply
    • Obrigado Antonio, e é isso mesmo, paciência se adquire aos poucos. Sucesso na empreitada!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Meta de leitura | Tema Livre - [...] das dicas dor, saiba como ler uma que eu passo para vocês agora é a da metas de leitura.…
  2. Dicas de como render mais nos estudos | Tema Livre - [...] e constatamos essa realidade nos testes de seleção para concurso e vestibulares por todo o país. Lendo sobre o…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*