Saiba como definir o objetivo profissional no currículo e se destacar

O desemprego no Brasil ainda atinge altos índices. Além disso, um em cada quatro dos desempregados no país hoje está procurando emprego há mais de dois anos, de acordo com o IBGE. Portanto, quais estratégias utilizar para não ser parte desta estatística? Como apresentar um diferencial? Uma dica que parece simples mas pode fazer toda a diferença entre permanecer ou ser eliminado de um processo seletivo é a elaboração de um bom objetivo profissional. Por isso, trouxemos algumas dicas para você. Confira!

Como elaborar um bom CV

Elaborar um bom currículo pode ser o diferencial para sua continuidade em um processo seletivo e conquista da colocação profissional. Ele é, muitas vezes, o primeiro contato entre você e o empregador, e por isso precisa passar uma boa impressão para garantir a continuidade no processo de seleção.

Seu CV precisa ser adequado à vaga à qual você está se candidatando, contendo de forma clara, organizada e objetiva suas habilidades e experiências. Por isso, nada de “encher linguiça”! Mesmo que não possua experiência, vale a pena ressaltar as competências que o candidato possui.

Importância do objetivo profissional no currículo

Definir um bom objetivo profissional faz parte de montar um currículo de qualidade. Primeiramente, este tópico é fundamental em seu CV. Normalmente, ele aparece no início do documento, após seus dados pessoais. É um texto de até duas linhas com informação sobre a área de atuação e expectativas profissionais.

O objetivo profissional parece um elemento inofensivo, mas se mal elaborado pode fazer o candidato ser eliminado da seleção antes mesmo de uma entrevista! Por isso, confira algumas dicas do que NÃO colocar no objetivo profissional.

O que não colocar no objetivo profissional

Um objetivo profissional mal elaborado pode fazer com que o recrutador desista do candidato antes mesmo de terminar a leitura de seu CV. Veja abaixo as dicas do que fugir na hora de elaborar o objetivo profissional em seu CV:

  • Não coloque mais que uma vaga como objetivo.
  • Não coloque um objetivo muito genérico, que pode ser disparado igualmente para diferentes empresas, como: “Procuro contribuir para o crescimento da empresa”, ou “almejo uma vaga nesta renomada empresa”, ou ainda “estou em busca de novos desafios”. Para cada CV enviado, adeque seu objetivo.
  • Não coloque simplesmente o nome do cargo.

dicas para elaborar um bom CV

Exemplos de objetivo profissional

Na hora de montar seu objetivo profissional no CV, reflita sobre suas expectativas para que sua frase esteja de acordo com seu objetivo de carreira na empresa. Uma boa dica é sempre começar a frase com um verbo de ação no infinitivo, como colaborar, atuar, contribuir, etc. Veja alguns exemplos de objetivos profissionais que podem ser adaptados ao seu currículo:

  • “Atuar como engenheiro de segurança do trabalho e contribuir para a integridade física dos colaboradores desta organização”.
  • “Atuar como gerente de vendas e contribuir para o crescimento econômico da empresa através da conquista de novos clientes e liderando com excelência”.
  • “Contribuir para o crescimento da empresa através de atuação como assistente administrativo”.
  • “Atuar como gestor de gente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e aumentando a produtividade e os resultados da empresa”.
  • “Crescer profissionalmente exercendo a função de (cargo almejado), aplicando as competências adquiridas profissionalmente e buscando constante enriquecimento de aprendizagem”.

Coloque já em prática as dicas apresentadas aqui

Agora, você já sabe como elaborar um bom objetivo profissional em seu CV. Sigas estas dicas e saia na frente! Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais. Para mais artigos sobre carreira e vida profissional, continue em nossa página. Até a próxima e sucesso!

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*