Proteja Seu Cérebro do Mal de Alzheimer

[ad#admin]

As maleitas causadoras da degradação das nossas capacidades mentais básicas são algo amplamente conhecido nos dias de hoje, difundido em todos os meios de comunicação social. Um exemplo que todos os anos afeta milhões de pessoas é o mal de Alzheimer, uma doença que evolui progressivamente ao ponto da vítima ficar completamente desprovida de discernimento e consciência de si. Tratando-se de uma doença ainda sem cura, os tratamentos atualmente existentes apenas conseguem atrasar dentro do possível o avançar dos sintomas. No entanto, parece ser possível ajudar a prevenir a doença de um modo perfeitamente natural – o exercício intelectual. Este tipo de ginástica – defendem os especialistas:

– poderá ser importante na prevenção de Alzeimer e pode ser feita sem que você tenha propriamente que alterar seus hábitos do dia-a-dia. Veja alguns exemplos de exercícios:

– Todos temos mais habilidade com uma das mãos, a direito no caso dos destros e a esquerda no caso dos canhotos. Ao desempenharmos atividades com a mão a que estamos menos habituados, estamos obrigando o cérebro a esforçar-se, i.e., a exercitar. Você poderá, por exemplo, usar a mão menos hábil para escrever mensagens no telefone celular, digitar o código secreto na máquina de multibanco, abrir a porta de casa, abrir a torneira, entre outras.

– TV a mais é mau, pois é uma atividade pouco ou nada exigente para seu cérebro. Substitua algumas horas que passa diante da televisão por algo mais produtivo para sua saúde cerebral, como ler (seja livros, jornais ou revistas), jogar sudoku, palavras cruzadas, dominó, xadrez, etc.

– Faça pequenas atividades de olhos fechados, como calçar os sapatos, vestir a roupa, lavar os dentes, etc.

– Habitue-se a fazer cálculos de cabeça.

– Estude (uma ou mais) línguas estrangeiras.

– Leia um livro ou faça uma sessão de estudo ao som de música, procurando concentrar-se no que está a fazer. Para algumas pessoas isto é quase impossível, mas o importante é tentar (nem que seja durante alguns minutos).

[ad#admin]

Author: zeberzeleniev

Share This Post On

1 Comment

  1. assunto muito interessante… não sei se as dicas por si só serão eficientes… mas sem duvida o assunto abordado por si está muito interessante

    parabéns

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Inscreva-se GRATUITAMENTE no Congresso

colocando seu NOME e EMAIL Abaixo e clicando no botão "Quero Reservar a Minha Vaga":






Sucesso! Verifique seu email.