Principais etapas para quem vai construir uma casa do zero

Construir uma casa do zero não é uma tarefa fácil, demanda tempo, paciência e mais uma série de etapas que serão apresentadas a partir de agora.

E se você está pensando pensando em fazer isso para o seu futuro lar, confira o conteúdo até o final, pois pode te ajudar!

A escolha do terreno

O primeiro ponto a se pensar é na escolha do terreno de acordo com o orçamento que você tem para investir. Por exemplo, para uma casa plana o lote deve ser maior, já para um sobrado o terreno é menor.

Além disso, é importante buscar informações sobre a região, se é segura, se está sujeita a alagamentos/enchentes, como é a vizinhança, entre outros aspectos que considere relevante.

Planejamento

Após essa etapa, é essencial fazer todo o planejamento do projeto, desde o orçamento da obra e materiais até os profissionais que vão executar o trabalho (engenheiro, arquiteto e mestre de obras).

Fundação

Neste momento será necessário contratar uma empresa de terraplanagem e limpeza de terrenos para nivelar a área e fazer as fundações, conhecida também como alicerce. E caso não seja feita corretamente, a casa toda pode ficar comprometida

Alvenaria

Dando sequência ao projeto, é hora de erguer as paredes. Será necessário comprar cimento, tijolos, areia e outros materiais que o mestre de obras solicitar. Invista em materiais de qualidade para não ter dor de cabeça no decorrer do projeto.

Estrutura

Depois das paredes, é preciso comprar as vigas e colunas que vão dar sustentação à casa, sendo que a estrutura mais comum é de concreto armado. Mas além dela, existem outros tipos e com preços diferentes. Pesquise, faça orçamentos e converse com o mestre de obras.

Sistema elétrico e hidráulico

Antes de avançar para a próxima etapa é o momento de instalar cabos, canos, tubos, fios, conexões e o quadro de distribuição de energia.

Cobertura

Nessa fase, a sua casa já vai começar a parecer, de fato, uma residência. Isso porque é hora de fazer a laje e o telhado. Será preciso escolher um modelo para tal cobertura, como telhas galvanizadas, de concreto, fibrocimento, cerâmica, PVC ou ecológica.

Opções não faltam, basta avaliar qual te agrada mais tanto esteticamente, quanto financeiramente.

Acabamento

Finalmente é hora do acabamento, depois de todas essas etapas acima, agora é o momento de colocar as esquadrias, contrapiso, revestimentos, pisos, bancadas e peças sanitárias.

Também nessa etapa são feitas as instalações de vidros, portas, tomadas, torneiras e iluminação. É uma fase cansativa, bastante trabalhosa, mas que depois o resultado final vai valer a pena.

Author: Bruno

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *