Para-raios: O que você precisa saber

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, conhecidos como para-raios são projetados para proteger uma instalação e seu conteúdo contra danos que podem ser causados ​​se a alta tensão de correntes de um relâmpago passar por ela.

Sendo assim, o para-raios busca equalizar a tensão entre as nuvens e a terra dentro da área de proteção, evitando assim que o raio atinja. E claro, para que esse sistema funcione da maneira correta, é preciso todo um cuidado, desde a elaboração do laudo de SPDA até a instalação, de fato.

Quem precisa de um sistema de proteção contra raios?

Como empresas e indústrias exigem uma certa infraestrutura e também sistemas elétricos mais sofisticados, um sistema de proteção contra raios tornou-se muito importante.

Imagine a destruição que um raio pode causar uma instalação desprotegida! O dano será além do reparo e das perdas irrecuperáveis. Até mesmo um raio indireto pode causar diversos danos.

Uma indústria ou uma fábrica requer proteção, pois:

  • A maioria dos edifícios oficiais é de estruturas de metal, tornando-os mais suscetíveis a serem atingidos por raios;
  • A segurança dos trabalhadores é importante;
  • A maioria das indústrias usa e armazena materiais altamente inflamáveis;
  • Ter um sistema de proteção contra raios instalado é uma condição essencial para as companhias de seguros e também pode reduzir o custo da apólice.

Além disso, casas e prédios residenciais também necessitam este sistema para garantir mais proteção aos moradores.

Que tipo de dano pode causar um raio para uma casa ou prédio?

Sem um caminho designado para chegar ao solo, um raio pode optar por utilizar qualquer condutor disponível dentro de uma casa ou edifício. Isso pode incluir linhas de cabos, linhas telefônicas, linhas elétricas, tubulações de gás, tubulações de água, etc.

Portanto, um raio pode causar os seguintes danos a uma casa ou prédio:

  • Incêndio : Um incêndio pode começar em qualquer lugar onde o canal de descargas elétricas entre em contato com material inflamável. Estes podem incluir tubos de gás, madeira, papel, etc. Se o raio seguir a fiação elétrica, muitas vezes superaquece, causando um risco de incêndio;
  • Danos ao edifício : Os raios podem causar danos nas paredes, concreto, gesso e vidro.
  • Danos ao aparelho : Qualquer aparelho conectado a um circuito afetado pode ser danificado, como: TVs, computadores, videogames, microondas, lâmpadas, telefones, lavadoras, etc.

Os para-raios atraem raios?

Não. Os para-raios não atraem ou impedem a queda de raios. Um sistema de proteção contra raios simplesmente intercepta um raio e fornece um caminho para o solo para descarregar inofensivamente a eletricidade.

Author: Bruno

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*