O que é Óleo de Rícino e Quais são seus Benefícios?

O óleo de rícino é um óleo vegetal rico em nutrientes que provém da mamona.

Embora seja originário da África Oriental tropical, é amplamente utilizado para fins cosméticos e medicinais na Índia e nas Índias Ocidentais.

Não é um tipo de óleo muito comum tal como acontece com o óleo de copaíba ou o óleo de alecrim mas começa a ter os seus fãs.

O óleo de rícino é geralmente claro ou amarelo pálido, a menos que seja derivado de torrefação ou ebulição, conhecido como óleo de mamona preto.

Os ácidos graxos fornecem proteínas e nutrientes essenciais aos folículos capilares e evitam a inflamação dos folículos capilares.

Além de anti-inflamatório, o óleo de rícino tem outras propriedades dignas de nota, alguns benefícios do uso de óleo de rícino incluem maior brilho ou brilho dos cabelos, maior flexibilidade do eixo capilar, revestindo o eixo capilar e fornecendo propriedades antimicrobianas.

Veja agora as perguntas mais frequentes feitas pelas pessoas e as respostas a essas questões.

O óleo de rícino estimula o crescimento do cabelo?

Não existem estudos mostrando que o óleo de mamona pode aumentar o crescimento do cabelo, no entanto, tenho pacientes que me dizem diferentes o tempo todo.

Além disso, 90% do óleo de rícino é constituído pelo ácido ricinoleico dos ácidos graxos.

É conhecido por estimular o receptor da prostaglandina E2, que pode levar à dilatação dos vasos sanguíneos.

Quando aplicado no couro cabeludo, o aumento da dilatação dos vasos sanguíneos aumenta o fluxo de sangue rico em oxigênio e nutrientes para a casa de força do folículo, da papila dérmica ou da raiz do cabelo.

Resumindo, ele estimula o crescimento mas de forma muito indireta visto que deixa o cabelo mais nutrido, mas não mais que isso.

O óleo de rícino é seguro para uso nos cílios e sobrancelhas?

A resposta curta: sim para as sobrancelhas, mas tenha cuidado com os cílios.

Se não houver alergia ao óleo de mamona após o teste do adesivo, é seguro usá-lo nas sobrancelhas.

Não existe nenhuma contra-indicação conhecida em relação a óleo de rícino nos olhos no entanto pedir uma opinião a um oftalmologista seria o mais indicado.

Tenha cuidado se for aplicar nos

Como o óleo de rícino deve ser aplicado nos cabelos e no couro cabeludo?

Embora o óleo de rícino seja amplamente utilizado, não é para todos.

A importância de um teste de correção entra em jogo novamente antes de aplicá-lo ao seu couro cabeludo.

Aplique uma pequena quantidade atrás da orelha ou na parte superior do braço por uma semana.

Depois de determinar que o óleo de mamona é compatível com o couro cabeludo use mas tenha em mente determinadas dicas:

  • Cabelos lisos finos a médios: o óleo de rícino pode ser usado como um tratamento profundo para proteger as pontas da fibra capilar, os últimos 5 a 10 cm de cabelo. Use-o como um tratamento pré-shampoo para ajudar a manter os emaranhados afastados. Certifique-se de não usar demais. Shampoo e estilo, conforme desejado.
  • Cabelos lisos / ondulados médios a grossos: aplique em toda a cabeça para um tratamento pré-shampoo intenso. Adicione calor ou vapor para uma penetração mais profunda na cutícula do cabelo.
  • Ondulado para soltar cachos: sugiro misturar gotas de óleo de mamona em condicionadores durante esses meses quentes e úmidos de verão.
  • Encaracolado a enrolado: sugiro o uso de óleo de mamona, conforme necessário durante todo o seu regime, [como] pré-xampu, tratamento adicional ou como um hidratante semanal. É importante executar um shampoo de desintoxicação mensal adequado quando você estiver usando óleos pesados, como o óleo de mamona.


Author: Ricardo Pereira

Share This Post On

1 Comment

  1. Algumas pessoas também usa óleo de rícino como laxante, para tratar a prisão.Mas aí está outra excelente função desse óleo como cosmético. Bem explicado o artigo! Parabéns!

    Post a Reply

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *