O que é o RPG – Role Playing Game?
[ad#admin]
Muitas pessoas já devem ter escutado esse termo, mas poucas sabem o que realmente significa. A sigla é usada por mais de uma área de interesse, sendo conhecida também como reeducação postural global ou até mesmo com um tipo de lança foguetes. O RPG do role playing game é um jogo e a sigla em português significa, jogo de interpretação de personagens. Trata-se de um passatempo praticado em grupo, em média, de quatro a seis pessoas que se agrupam em volta de uma mesa para contar histórias e interpretar personagens.
Para jogar é bem simples, basta encontrar alguém que se proponha a ser o Mestre, ter os livros específicos, lápis, borracha, papel e dados comuns de seis faces. Alguns jogos pedem dados mais incomuns de se encontrar, como o de quatro, seis, oito, doze e vinte lados. O “Mestre” é a pessoa que irá coordenar a história, sendo o responsável por conduzir o jogo, narrando as situações vivenciadas pelos jogadores, por isso, ele também é conhecido comumente de narrador.
Podemos entender esta modalidade de diversão parecida com o ato de assistir um filme ou ler um livro, onde o telespectador ou leitor imergi em um mundo de fantasia durante algumas horas, acompanhando a trajetória dos personagens durante a história. A diferença é que no RPG, você tem mais liberdade de escolha, não existe um fim pré-estabelecido, existe apenas um inicio e p resto da história é você que cria! Parece complicado, entender logo de começo, até porque o conceito de imaginar todo o jogo é um conceito muito abstrato, principalmente em uma cultura como a nossa, onde a prática de contar histórias não é comum. O primeiro termo é mais tradicional, pois ele venho junto a primeira linha de jogos que foi criada, o D&D, mas o termo narrador é igualmente utilizado.
O jogo surgiu nos Estados Unidos, por volta do ano de 1974, criado por Gary Gygax e Dave Anderson, considerados o pai de toda uma geração. Esse entretenimento evolui dos jogos de tabuleiros, os conhecidos War Games, populares nas terras do Tio Sam. Da decada de 70 para cá, o passatempo evoluiu, e hoje, você encontra diversos títulos publicados, com várias editoras especializadas na criação e tradução de material de Role Playing.
Na década de 90 houve muita confusão com relação ao termo, sendo erroneamente associado a seitas satânicas ou a assassinatos. Pesquisando em bons sites ou blogs relacionados ao gênero, você verá que não tem nada a ver, o jogo geralmente é em volta de uma mesa, sem contato físico, onde todas as ações são feitas, somente, através da imaginação.
Na internet você encontra bastante material sobre o assunto, basta você uma pesquisa rápida que você encontra bastante coisa, eu recomendo o Mestre Veterano e o Vila do RPG, são muito bons! Se você quer realmente entender como funciona, só vai, jogando, só assim, você entenderá como de fato é tão divertido.