O mundo vai acabar no dia 21 de dezembro?

[ad#admin]

Um tema que está na moda nos dias de hoje: Será que a profecia Maia estaria certa? Que o mundo irá acabar no dia 21 de dezembro? O assunto é divulgado pela internet em sites, blogs e pages no Facebook, a grande maioria leva na brincadeira, alguns até que levam a sério, mas o que realmente pode acontecer neste dia? A resposta para isso é NADA.

Então, porque toda essa muvuca em torno da profecia indígena que foi dita a séculos atrás? Na verdade, o que acontecerá é um fim de mais um ciclo do dito calendário deles, assim como temos nossos dias, semanas, meses, anos, séculos, milênios…ELES também tem os deles, de uma forma bem peculiar que revela muito sobre a cultura desse povo, mostrando a forma como eles enxergavam o mundo.

Se você observar bem, também vivemos estes ciclos, estamos próximos de concluir mais um, final do ano de 2012, quando todo mundo confraterniza mais um ano de vida e ao fim, começa mais um ano, ele não acaba, pelo menos para a maioria…

O calendário Maia poderia se dizer que na verdade é um conjunto de calendários, começando de um conjunto de dias menores que vão crescendo categoricamente até valores maiores. Existiam ciclos de 13, outro de 20 dias, 260 dias e por aí vai, sendo que um calendário estaria interconectado com o outro. Ele foi criado com base no movimento dos astros estelares contabilizando a sua movimentação por períodos extensos, prevendo seus movimentos até 5000 anos a frente. Como um povo agrícola, este estudo era importante para se prover boa colheita, sem contar a relação dos astros com os seus deuses.

No Facebook saíram muitas tirinhas engraçadas sobre o tema, em uma delas tem dois membros de um tribo maia confeccionando o mapa, fazendo as marcas da roda que simbolicamente marca a passagem do tempo e um deles diz: faltou espaço – o outro responde- então deixa do jeito que está, mas isso no futuro vai dar uma grande confusão” xD…o tempo estaria marcando a esfera como as ranhuras de um LP, sobrepostos de forma concêntrica e claro, uma hora você não pode mais fazer marcas, um circulo maior dentro de um circulo menor, pois não tem mais espaço e o material tem uma proporção finita,mas é um simbolismo que deveria ser interpretado. Tudo isso porque? Por que a visão de mundo deles com relação ao tempo não era linear e sim circulo, começando um ciclo em um ponto e terminando nele mesmo.


Author: naldoescritor

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*