O momento certo de levar o caminhão para uma revisão

[ad#admin]

Um caminhão novo é o sonho de consumo de muitos motoristas profissionais. Vale lembrar que mesmo uma máquina de tecnologia tão nova e tão robusta precisa de prevenção para evitar problemas, principalmente se o veículo for usado em uma carga horária de trabalho extensa. Não é difícil saber o momento certo de levar o caminhão para uma revisão. O melhor procedimento é seguir o padrão recomendado pelas concessionárias e ainda consultar o manual do veículo, que apresenta detalhes a respeito da revisão como manutenção preventiva das peças do caminhão, verificação da suspensão, quando trocar o óleo, alinhamento, e até como lavar o veículo de modo adequado. Alguns manuais dão até dicas de auto peças onde há peças originais para o seu veículo.

Nos manuais ainda estão presentes informações importantes que dizem respeito aos tipos de uso do veículo; que pode ser rodoviário, misto, severo e muito severo. O caminhão que percorre longas distâncias (rodoviário) precisa de menos manutenção, seguido pelo de uso misto, estrada e cidade, o uso severo, seria o uso diário em curtas distâncias e o muito severo seria este mesmo uso acrescido de grandes congestionamentos e tráfego por estradas mal cuidadas com frequência. Nestes dois últimos casos, o tempo de revisão, troca de fluido, alinhamento é reduzido até pela metade.  Outra dica preventiva é o abastecimento do veículo com combustível de qualidade. Combustível adulterado pode acarretar em problemas como acúmulo de resíduos que podem prejudicar o desempenho e até fazer com que peças para caminhão tenham de ser trocadas no futuro.

Em média o caminhão que tem uso em estradas precisa ser levado para revisão com 30 mil quilômetros completados, o de uso misto 20 mil, severo em torno de 10 mil e muito severo em torno de 7.5 mil km. Lembrando que estes números são apenas médias, que cada montadora especifica junto com a concessionária o tempo ideal de cada revisão. Neste caso, como em tantos outros, a prevenção é a melhor solução. Não deixar o caminhão apresentar barulhos estranhos ou até mesmo problemas sérios durante a jornada de trabalho é tarefa do dono, que deve levá-lo a revisão no período correto.

[ad#admin]

Author: Joana.Marques

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Inscreva-se GRATUITAMENTE no Congresso

colocando seu NOME e EMAIL Abaixo e clicando no botão "Quero Reservar a Minha Vaga":






Sucesso! Verifique seu email.