Novo Concurso do TRT 2ª Região – SP

[ad#edersondacosta]

Um dos Concursos Públicos mais aguardados de 2013 do estado de São Paulo será para o Tribunal Regional do Trabalho, da Segunda Região, com Sede na Capital. Este tem previsão de abertura já para o segundo semestre deste ano.

O último certame foi em 2008 em que foram abertas vagas para cargos que exigem o nível superior em áreas específicas,  Direito, Medicina  dentre outras. Ainda foram abertas oportunidades  para qualquer formação de nível superior, que foi o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa.

Foram selecionados candidatos para quem tem a formação de ensino médio técnico, caso de Tecnologia da Informação, Enfermagem e Segurança, mas a área que ofertou maior quantidade de vagas foi a com ensino médio sem nenhuma formação específica, caso de Técnico Judiciário – Área Administrativa.

O TRT 2ª Região é bem conhecido entre os concurseiros por ofertar poucas vagas em seu Edital de abertura, mas durante o prazo de validade do mesmo as convocações serem muitas. Podemos ter como exemplos o último:

Para o cargo de Técnico Judiciário- Área Administrativa, que exige o ensino médio,  foram convocados mais de 2300 aprovados, isso mesmo, mais de 2300, informação obtida pelo próprio site do Tribunal. Já para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, para qual é exigida a formação em Direito, foram chamados mais de 1600 aprovados.

As provas foram divididas em duas grandes áreas,  conhecimentos básicos( Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico) e conhecimentos específicos( áreas específicas). Para os cargos de nível superior ainda foi necessária a fase de uma redação.

Para quem pretende prestar o próximo concurso não deve aguardar a publicação do Edital para começar a estudar e sim se basear no anterior e, principalmente em Editais de outros Tribunais do Trabalho que tiveram seus processos seletivos recentemente.

Para quem nunca prestou esse tipo de concurso ou precisa aperfeiçoar o conhecimento em algumas matérias, pode-se recorrer a diversos cursos preparatórios, sejam eles presenciais ou on-line. Alguns deles oferecem cursos modulados, voltados para esse Tribunal, ou ainda um com matérias comuns a todos os Tribunais. Pode ser feito pacote completo ou cursar somente algumas disciplinas.

Nos Tribunais Federais como é o caso do TRT da 2ª Região, são pagos os maiores salários do funcionalismo público federal. Para o cargo de Analista o salário inicial é R$ 7.261,52  e para o cargo de Técnico Judiciário a remuneração inicial prevista é de R$ 4.703,00. Além desses atrativos existe alguns outros acréscimos podem ser incorporados com o passar do tempo, principalmente se o servidor fizer cursos que vão além do mínimo exigido, com Graduação, Especialização e Pós-Graduação, podendo ter seu salário aumentado em até 75%.

Como está prevista a instalação de mais Varas do Trabalho para os próximos anos, as chamadas devem mais uma vez superar a oferta inicial de vagas para o Concurso.

Então pare de reclamar do baixo salário pago pelo seu patrão e busque excelente remuneração e estabilidade para planejar seu futuro.

Acho já existem motivos o suficiente para não deixar de prestar o Concurso do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
[ad#edersondacosta]

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*