Nanopartícula pode ajudar a curar a asma e as alergias alimentares

Cientistas norte-americanos desenvolveram uma nanopartícula que pode ajudar a acabar com a asma e as alergias alimentares.

A nanopartícula, desenvolvida pela Escola de Medicina da Universidade de Northwestern, nos EUA, impede o sistema imunitário de detetar os pólenes.

É biodegradável e, depois de injetada na corrente sanguínea, ajuda a limpar as vias respiratórias, impedindo também a ocorrência de ataques de asma.

“Os resultados representam uma maneira nova, segura e eficaz a longo prazo de tratar e, potencialmente, curar os pacientes com problemas nas vias respiratórias e alergias alimentares”, revelou Stephen Miller, professor de Microbiologia Imunológica na Universidade de Northwestern, num artigo publicado no site daquela instituição de ensino.

“Isto pode eliminar a necessidade crónica de usar medicamentos para tratar alergia respiratórias”, explicou Miller.

cura para a asma

A nanopartícula foi testada em ratos, num modelo de alergia a amendoins similar às alergias alimentares dos seres humanos. O estudo foi apresentado há dois dias, na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Segundo a Universidade de Northwestern, a tecnologia da nanopartícula está a ser desenvolvida pela “Cour Pharmaceuticals Development Co.” e está também a ser desenvolvido um tratamento para alergias ao glúten com base nesta nanopartícula.

“É um tratamento universal. Dependendo da alergia que pretende eliminar, pode carregar a nanopartícula com pólen ou uma proteína de amendoim”, explicou Stephen Miller.

 

FONTE: JN

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*