Melhores Filmes Brasileiros Desde os Anos 90 – Parte I

[ad#edersondacosta]

Contarei à partir desse primeiro texto um pouco a visão de alguns filmes brasileiros que acredito terem feito sucesso.

Falarei nesse pequeno artigo não como um “crítico de cinema”, mas como alguém que gosta e na medida do possível aproveito meu tempo para assistir filmes, principalmente filmes brasileiros.

Os filmes nacionais sempre sofreram muitas críticas por ter uma baixa qualidade, apelo pornográfico e até mesmo por faltar criatividade em nossos escritores e roteiristas.

Passamos por diversas décadas idolatrando filmes vindo dos Estados Unidos, inclusive vários que foram um fracasso no país de origem. Cheguei a ver ser exibido diversas tardes de minha infância filmes como, Tomates Assassinos dentre outros.

Não sei se hoje vivemos uma falta de criatividade nos grandes estúdios americanos  ou aprendemos a fazer cinema, pois atualmente é comum vermos diversos filmes brasileiros fazendo sucesso de público e crítica. Vivemos um momento que estão em cartaz vários filmes tupiniquins sem mesmo precisarmos de reserva de mercado.

Segundo a crítica especializada o filme que serve como ponto inicial para essa mudança foi Carlota Joaquina, que conta a história da vinda da Família Real, tendo como atriz principal, Marieta Severo, interpretando a esposa do Príncipe Regente, Dom João VI. Uma esposa conhecida por sua libído insaciável e fidelidade muito duvidosa.

Ainda tivemos excelentes produções que concorreram ao Oscar de melhor filme extrangeiro, como “ O Quatrilho” e Central do Brasil, este último consegui indicar Fernanda Montenegro ao prémio de melhor atriz, infelizmente esses filmes não lograram êxito na Academia, mas foram muito elogiados pela crítica internacional.

Outro filme que causou muito barulho no cenário Cinematográfico  há alguns anos foi  Tropa de Elite, por mostrar uma parte da polícia corrupta e outra que ainda tem em seus ideais não dar mole para o crime. Retratou um Capitão extremamente dedicado ao seu trabalho, mas por causa disso teve que perder as coisas mais importantes de sua vida, esposa e filho.

Tropa de elite chegou a festa do Óscar como favorito, por ter conquistado diversos prêmios em outras competições, principalmente na Europa, mas parece que não foi bem aceito nos Estados Unidos, pois mais uma vez ficamos sem o prazer da conquista de uma estatueta.

[ad#edersondacosta]

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*