Funcionário desmotivado, e agora?

Não é segredo que os funcionários são parte essencial e determinante para o sucesso de qualquer corporação. Seja lidando com os clientes ou realizando processos internos, ter uma equipe que veste a camisa de sua empresa é o maior segredo para crescer e avançar como negócio.

No entanto, a rotina e as metas, juntamente com uma cobrança pesada e pressões, podem levar os funcionários a se sentirem desmotivados e desanimados. Algumas vezes, até mesmo problemas pessoais podem resultar nessa situação.

O grande problema aqui é que a desmotivação afeta diretamente sua produção e a qualidade do produto ou serviço oferecido. Ou seja, é preciso tratar e recuperar aquele colaborador desmotivado para não ter prejuízos e manter o negócio a todo pique.

Confira nessa matéria algumas dicas de como reconhecer e ajudar um funcionário desmotivado de uma vez por todas a se recuperar!

Reconhecendo um funcionário desmotivado

Ao perceber que um colaborador está estranho, é possível observar alguns sinais que indicam que ele está desmotivado e que isso não é só um dia ruim. Dentre esses sinais, é preciso avaliar características como:

  • Interesse nos assuntos da equipe
  • Participação nas ideias e conversas, como reuniões
  • Atrasos constantes
  • Indiferença em relação às atividades, metas ou outras funções
  • Conflitos com outras pessoas da equipe
  • Faltas
  • Queda na qualidade do serviço prestado ou desatenção

Esses são alguns pontos que indicam que o seu funcionário está com problemas que estão afetando o trabalho e podem prejudicar a corporação como um todo. Por isso, não é interessante fazer vista grossa e apenas cobrar, mas sim se aproximar e descobrir o que pode estar acontecendo.

Ao saber o que pode ter causado esse tipo de atitude, a relação de empatia e a compaixão entre líder e equipe pode ter uma força maior, resultando em resultados bons e eficientes. É preciso lembrar, acima de tudo, que estamos lidando com pessoas que tem sentimentos, vontades e emoções.

Quando sua equipe se sentir importante, amada e não apenas números produtivos, você verá como o fator vestir a camisa da empresa será automático e muito mais potente! Por isso, observe bem e converse com calma e oferecendo um ambiente confortável para o colaborador se expressar.

Se essa desmotivação tiver origem em questões internas da empresa, será preciso conversar abertamente e buscar solucionar esses pontos. Já se os motivos forem pessoais, o apoio e dicas de motivação sem interferir ou opinar é o melhor caminho.

Dicas para motivar um funcionário desmotivado

  • Faça com que ele se sinta importante para a empresa;
  • Ouça e peça feedbacks em relação ao ambiente de trabalho, condições, horários e metas estabelecidas. Muitas vezes oferecer horários flexíveis, opção de trabalho remoto ou algumas bonificações podem mudar totalmente o clima de sua empresa;
  • Proporcione um ambiente amigável e agradável, as pressões do dia-a-dia podem desmotivar as pessoas quando não há um incentivo;
  • Comemore pequenas conquistas e promova palestras motivacionais ou eventos como happy hour para quebrar um pouco a rotina da equipe;
  • Elogie em público, corrija em particular;
  • Pontue tudo o que ele está fazendo de bom para os resultados da empresa e mostre o seu desenvolvimento ali;

Essas são algumas dicas que te ajudarão a recuperar um colaborador desmotivado. Se você gostou desse conteúdo, confira também outra matéria do nosso parceiro Cadastro Empresa sobre a importância de um funcionário vestir a camisa da empresa!

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Inscreva-se GRATUITAMENTE no Congresso

colocando seu NOME e EMAIL Abaixo e clicando no botão "Quero Reservar a Minha Vaga":






Sucesso! Verifique seu email.