FIES – Financiamento Estudantil Caixa

O Fies -Financiamento Estudantil, pode ser a melhor maneira de conseguir tirar o diploma universitário sem precisar gastar muito durante os anos de estudo.

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo MEC – Ministério da Educação que faz o financiamento da graduação, em faculdades particulares, para estudantes que não tem condições de pagar os estudos. Os juros são de 6,5% ao ano e existem muitos benefícios para os alunos.

Como funciona o financiamento estudantil Caixa

Se você deseja pleitear o financiamento do seu curso superior através da Caixa, é preciso candidatar-se fazendo a inscrição no portal do FIES (SisFIES) www.fiesselecao.mec.gov.br respeitando o calendário para novos inscritos. O prazo final para usar o valor financiado é igual ao tempo que restar para terminar o curso.

Para firmar um contrato é preciso ter uma das seguintes garantias: fiança convencional de terceiros (os familiares podem se reunir para somar essa fiança); fiança solidária que pode ser composta em grupos com, pelo menos, três a cinco estudantes que ficam sendo fiadores do total dos valores devidos por cada um, ou então usar o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Enquanto estiver estudando, o aluno pagará uma trimestralidade com o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) que são, na verdade, o pagamento dos juros cobrados pelo financiamento. Depois que o curso estiver terminado o aluno tem ainda 18 meses de carência para compor seu orçamento, e ainda pagará a trimestralidade. Depois que termina a carência o saldo devedor será dividido em até três vezes o período financiado do curso.

Veja como pleitear seu financiamento estudantil pela Caixa:

1 – Faça a inscrição

Entre no www.fiesselecao.mec.gov.br e faça a inscrição. O resultado da pré-seleção poderá ser consultado no mesmo site, como também a lista de espera, veja o calendário do Processo Seletivo para não perder as datas importantes.

2 – Confirme as informações

Depois que concluir a inscrição no SisFIES é preciso confirmar os dados na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da sua IES no prazo de 10 dias após a conclusão da inscrição. Apresente os documentos solicitados para poder efetuar o financiamento.

3 – Formalize o contrato

Em até 10 dias, é preciso comparecer em uma agência da Caixa para formalizar o contrato de financiamento. Esse prazo é marcado a partir do 3º dia útil após a data de validação da inscrição pela CPSA.

Somente podem contratar o FIES alunos de faculdades privadas que tenham avaliação positiva pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O aluno precisa cumprir os seguintes requisitos: não possuir diploma de nível superior, possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos e meio; ter feito uma das provas do ENEM desde 2010 tendo tirado nota mínima de 450 pontos na média das provas e não zerar a redação.

Agora que você sabe como pleitear o FIES através da Caixa, pode ficar mais tranqüilo sabendo que existe a possibilidade de ter um diploma de nível superior em uma instituição particular de qualidade, e podendo pagar apenas após estar formado.

Para saber mais detalhes sobre o financiamento acesse Simulador Caixa.

Author: jeane06

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*