Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no relatório do Centro de Investigação de Medicina Baseada na Evidência, da Faculdade de Medicina de Lisboa, revela que a ingestão de café (4 chávenas por dia – em média) diminui o risco de as pessoas virem a desenvolver diabetes de Tipo 2.
Em Portugal esta doença crónica já atinge quase 1 milhão de pessoas.
O referido estudo contou com a participação de 12 mil voluntários não diabéticos, homens e mulheres, brancos e negros, e com uma idade média de 54 anos.
A quantidade de café consumida pelos voluntários no ano anterior ao estudo foi estimada através de questionário efetuado a todos os participantes deste estudo.
Os resultados obtidos no final do estudo revelaram que os grupos de pessoas que consumiram mais café apresentavam um menor risco de virem a desenvolver a diabetes de tipo 2.