Disciplina

Muitas vezes pensamos que se fôssemos mais disciplinados, obteríamos melhores resultados.

E de fato, assim é.

Os resultados serão sempre melhores quando estamos focados e somos resilientes.

A dificuldade em ser-se disciplinado, prende-se com algumas questões que devem ser bem equacionadas: para quê? como? até quando?

Por vezes pensamos que para obter disciplina esta deve ser substituída pela liberdade.

Como posso ser livre, se todos os dias tenho de me levantar às 7h?

Como posso dizer ter liberdade, se não posso comer açúcar de segunda a sexta?

Questões como estas passam muitas vezes pelo pensamento de quem está a mudar hábitos.

Para começar, para ser disciplinado é necessário ser-se livre para tomar as suas próprias decisões, traçar as suas próprias metas e disfrutar dos resultados daí provenientes.

Por exemplo, numa dieta em que definiu que não vai comer pizzas durante a semana. Quando alguém lhe oferecer uma fatia de pizza à segunda à noite, não aceitar não vai fazer de si uma pessoa menos livre, mas sim mais disciplinada, pois mesmo tendo a liberdade de comer essa fatia de pizza, escolheu não o fazer, pois definiu e acordou consigo mesmo, que só o faria aos fins de semana.

Se não é disciplinado de todo, é importante que não queira fazer tudo de uma vez.

Escolha no máximo duas coisas simples que queira mudar na sua rotina diária. Tenha claro o porquê de querer essas mudanças. Defina por quanto tempo manterá esses hábitos, ou se os quer para sempre a partir desse instante; além disso estipule uma dara clara para começar a incorporar essas tarefas/rotinas no seu dia a dia.

Por exemplo: “A partir do dia 11 de Julho de 2015 eu quero levantar-me todos os dias às 7h. Vou fazer isso, para ter mais tempo antes de sair para o trabalho e não me stressar com correrias assim como tomar o pequeno almoço com calma e não me preocupar com o trânsito.

Como o vou fazer? “Vou comprar um despertador…ou vou usar o telemóvel para tocar às 7h da manhã, vou pedir a aguém que me acorde, etc”. Escolha o que for mais simples para si.

Muitas vezes vão acontecer imprevistos, por exemplo, terá planeado dormir x horas por noite, mas poderá haver algum dia em que se deitou muito tarde e se acordar às 7h vai dormir apenas 2 ou 3h, a sugestão é que mesmo assim se levante às 7h, apenas para não quebrar o ritmo. Depois se conseguir durante o dia durma uma sesta para compensar, mas não quebre a rotina, levante-se sempre à mesma hora.

Em poucos dias vai tornar-se hábito e não vai ter de fazer qualquer esforço para se levantar a essa hora.

Vá definindo metas simples e à medida que as for alcançando, estipule metas mais complexas.

Depois de experimentar ter a sua vida regida pela disciplina, onde cumprirá objetivos e alcançará metas não vai mais querer viver de outra forma.

 

Author: Adelia Loureiro

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*