Gastar constantemente mais do que se ganha é o caminho mais curto para acumular dívidas. Para evitar que isso aconteça, irá ter de encontrar maneiras de ganhar mais dinheiro ou então gastar menos.
5 perguntas para colocar a si mesmo:
Come fora muitas vezes? Poderia passar a comer mais vezes em casa?
Toma café todos os dias a caminho do trabalho? Poderia trazer o café de casa?
Gasta muito todos os meses com o telemóvel? Poderia conseguir um plano mais barato? Ou, poderia usar o telemóvel de forma mais controlada?
Poderia reduzir os custos do seu serviço de televisão por cabo ou satélite?
Gasta muito em combustível? Poderia fazer menos quilómetros mensalmente?
9 dicas para cortar gastos desnecessários
Fazer pequenas mudanças pode levar a grandes poupanças. Por exemplo, se tomar um café a menos todos os dias, poderá economizar cerca de 5€ por semana (260€ por ano).
De seguida, damos mais algumas dicas para cortar gastos desnecessários:
1. Faça você mesmo
Pare de pagar aos outros por trabalhos que você mesmo pode fazer. Por exemplo, lave as suas camisas em casa em vez de ir à lavandaria.
2. Coma fora menos vezes
Comprometa-se a cozinhar mais em casa. Leve as sobras para almoçar no trabalho.
3. Compre de forma mais inteligente
Antes de ir às compras faça uma lista com aquilo que realmente precisa comprar – dessa forma não comprará coisas que não necessita realmente. Procure descontos especiais nos hipermercados. Compre em lojas e websites que vendem artigos em segunda mão.
4. Poupe energia
Poupe o máximo possível na climatização da casa. Isole as portas e janelas. Não deixe as luzes acesas. Desligue o ar condicionado quando for dormir e quando não estiver em casa.
5. Use menos o automóvel
Sempre que possível desloque-se a pé – além de poupar no combustível, a sua saúde também agradece. Use uma bicicleta ou vá de transportes públicos se for mais barato do que ir de carro.
6. Considere deixar de ter automóvel
Realmente precisa de um automóvel? Pode economizar muito dinheiro usando os transportes públicos ou outras formas de deslocação. Faça as contas e considere as mudanças de estilo de vida que teria que fazer para saber se isso será viável no seu caso.
7. Encontre alternativas mais baratas
Alugue filmes online em vez de ir ao cinema. Escolha um local de férias mais perto de casa ou prefira o turismo rural (que geralmente é mais barato). Gaste menos com o telemóvel aderindo a um pacote mais barato ou falando menos tempo.
8. Pague na hora (evite recorrer ao crédito)
Pode parecer mais fácil usar um plano de pagamento que lhe permite fazer pequenos pagamentos mensais. Mas se tiver que pagar juros sobre essas prestações, então vai ficar-lhe mais caro ao longo do tempo.
9. Quando tiver de recorrer ao crédito, faça-o de forma mais inteligente
Irá pagar uma taxa de juros mais alta se usar cartões de crédito. Em vez disso, tente conseguir outro tipo de crédito mais barato que no final fará com que pague menos na totalidade.
Se seguir estas dicas para cortar gastos desnecessários irá certamente melhorar a sua situação financeira e ter uma vida mais desafogada.