Decisões difíceis – escolhendo uma profissão

[ad#admin]

Terminando o ensino médio, chegando o vestibular e uma pergunta fica no ar: Qual área seguir? Diferente da pergunta feita na infância, ” o que você vai ser quando crescer”, não podemos respondê-la levianamente, temos que pensar bem, antes de escolher um caminho, pois é o seu futuro que está em jogo.

A escolha pode ser feita por vários parâmetros, como por exemplo, escolher uma profissão “que dê dinheiro” ou trabalhar com “aquilo que gosta”, entre outros fatores. Quantos universitários desistem da faculdade por descobrirem que aquilo que estão estudando não é exatamente aquilo que imaginaram? Eu sou um caso disso, já desiste do curso de ciências sociais no 3° semestre, letras no 2° e agora faço um curso técnico na área de segurança do trabalho. Até o exato momento, estou gostando da área, estou me identificando, sem contar que o mercado de trabalho é bem promissor. Pretendo voltar a fazer um curso superior, mas nesse quesito, ainda estou me decidindo. É bem verdade que o ideal é você trabalhar com aquilo que goste de fazer, mas sabemos que nem todos podem viver essa realidade, pois quando a vida adulta chega, vem junto contas a pagar e você não pode ficar mais indeciso, terá que trabalhar e se sustentar!

Converse com amigos universitários, entreviste-os, peça para analisar material das aulas deles, discuta as cadeiras abordadas no curso e analise se é aquilo que você realmente quer. Não esqueça de considerar o mercado de trabalho também, pois se o curso não tiver um bom retorno na sua região, tenha certeza que mesmo assim ,você quer aquilo, mesmo ganhando pouco! É verdade que fazendo o que se gosta e fazendo bem feito, dinheiro é consequência, então tenha certeza se aquilo que você decidiu de fato, atende as suas necessidade.

Quer um conselho? Faça aquilo que remunere bem, mas que seja tolerável fazer, pois mesmo que você trabalhe com algo meio chato, a princípio, a renda que você adquirir servirá para pagar tudo aquilo que você goste de fazer, pois no final de tudo, trabalho é trabalho, ninguém gosta de trabalhar, gosta é só de ganhar dinheiro =D

E você, trabalha com aquilo que gosta?


Author: naldoescritor

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*