Como tornar sua clínica mais conhecida

Ao divulgar uma clínica odontológica você passa por alguns desafios dentro do código de ética. Conheça aqui algumas dicas de como tornar sua clínica mais conhecida.
Anos atrás era muito mais fácil ter um consultório repleto de pacientes particulares nas clínicas odontológicas e apenas por indicações e divulgação “boca a boca”. Atualmente, com o aumento de centenas de consultórios que oferecem planos odontológicos e o crescente número de profissionais na área, a quantidade de pacientes particulares diminuiu.
Isso fez com que surgisse a necessidade desses profissionais recorrerem a estratégias de forma a se adaptarem a essa nova realidade desse mercado. Assim como em outras áreas, na odontologia não faltam alternativas para enfrentar a competitividade, onde cirurgiões dentistas estão se dedicando ao estudo para a divulgação das ferramentas de marketing na odontologia.
Entre essas ferramentas está a divulgação, a propaganda para conseguir fidelizar clientes e também conquistar outros.

A definição do marketing de uma clínica odontológica

O marketing é definido por um conjunto de estratégias e de ações que proveem o lançamento, o desenvolvimento e a sustentação e o papel do marketing dentro da odontologia. O marketing interno é o papel de transformar dificuldades em oportunidades para que o cirurgião-dentista atraia, se destaque e mantenha seus pacientes.
O marketing externo são recursos alternativos de publicidade que, se bem direcionados vão proporcionar resultados mais positivos para o cirurgião-dentista. Os recursos desse tipo de marketing abrange a divulgação por mio de anúncios em jornais, folhetos de circulação externa, outdoors, luminosos, revistas, websites, entrevistas, carta ao profissional indicador e a pacientes e participação em eventos sociais. Outras formas também são válidas, como colunas em jornais e revistas e publicação de artigos.

Barreiras éticas que uma clínica odontológica enfrenta
Um fator que intimida alguns profissionais de investir em marketing é o Código de Ética. Isso porque o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fez a proibição de divulgação de instalações e técnicas que são usadas pelo dentista. Sendo assim, o profissional tem que se especializar no marketing interno com seu próprio cliente para fugir de conflitos com essas normas.
Para tornar uma clínica mais conhecida, o marketing é fundamental e os recursos de divulgação em odontologia são diversos. Desde que são amparados nos fundamentos de ética, eles estreitam laços entre paciente e dentista, o que garante o sucesso profissional.

Como promover sua clínica odontológica
Depois que você consultou o código de ética, é preciso se atentar às normas e condutas que são recomendadas pela instituição, de forma a respeitar seus colegas de profissão e pacientes. Após de esclarecer todos esses pontos citados acima, é hora de fazer sua divulgação online, pois os pacientes estão cada vez mais buscando recomendações de clínicas e profissionais na web. Então, cadastre sua clínica em listagens de saúde e portais, pois isso ajuda a render muitas visualizações da sua clínica.
Outro ponto é construir um site profissional, que seja preparado para ser acessado por aparelhos móveis e isso porque muitos pacientes usam desses dispositivos para efetuar pesquisas. E não esqueça de manter seu site atualizado e fazer com que ele seja encontrado. Usar as redes sociais não é apenas uma opção, atualmente é uma necessidade para os profissionais. A maneira mais fácil de estar perto de seus pacientes é ter uma página no Facebook, um perfil no Twitter ou blog, mas lembrando que não basta ter contas nestes canais se você não alimentar com conteúdos. Você terá que atualizar com qualidades e conteúdos frequentes, de forma a relacionar o real interesse do seu público para atraí-los e engajá-los.

Manter a imagem da clínica
Após conseguir uma boa imagem da clínica, você precisa mantê-la. Para isso é preciso ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes. A marca é um dos pontos mais importantes e se ela for moderna e forte de forma a passar segurança aos pacientes, será facilmente lembrada por eles. Você vai precisar divulgá-la em diversos locais como cartões de visita, fachadas, papelaria, formulários de receita e em canais de mídia. Caso não tenha experiência, pode procurar uma agência de publicidade para auxilia-lo. Outra forma é cadastrar e-mails de pacientes para enviar a eles newsletters com notícias e artigos sobre saúde e dar felicitações de aniversário. A divulgação consome tempo e investimentos, mas se for bem feita conquistará novos pacientes e manterá os já existentes, pois eles lembrarão da sua clínica sempre que precisarem.

Produzido pela equipe do blog Plano de Saúde

Author: Vanessa Queiroz

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*