Como se joga RPG

[ad#admin]

Tenho recebido alguns e-mails perguntando como é que se joga RPG, sabem o conceito básico, entendem de modo geral do que se trata, mas não tem a prática e com isso acabam perdidos no processo. Se explicar do que se trata, as vezes já é uma baita confusão, imagina a pessoa entender sem nunca ter visto como acontece? Nem todo mundo tem a sorte de encontrar um grupo de rpgistas na esquina de casa para ensinar, então vamos a algumas dicas básicas de como você iniciar a sua campanha:

1° Quem será o mestre?

Sim, o mestre ou narrador, é o cara que narra a aventura no qual o grupo fará parte, ele apresenta uma história e o grupo decidirá o que fazer, que rumo o enrendo irá tomar, o que acontecerá em seguida. Fazendo uma comparação bem tosca, o mestre é o vídeo game, com a diferença que os gráficos estão na  imaginação de todos ali que estão presentes ( imaginação coletiva), formam-se cenas iguais a de um filme a partir dos detalhes que o mestre descreve.

Se você já entende qual é a função dessa figura na mesa, ótimo, agora basta você procurar alguém que se disponha a se tornar um e narrar para o seu grupo ou você mesmo pode começar narrando, basta convidar alguns amigos  explicar do que se trata e marcar o dia do jogo, mas antes, você deve se preparar!

 

2° Cenário e sistema de regras

O que vocês gostariam de jogar? Fantasia medieval? Horror moderno? Algo futurista? Decida o que mais agrada a todos. Você mesmo pode criar o seu cenário, todo mestre veterano já tentou criar pelo menos uma vez na vida algum cenário de rpg, tudo depende da sua criatividade, mas se você não tem muito saco para isso ( tente ao menos uma vez), escolha algum dos cenários existentes no mercado, dê uma lida na sinopse e veja se lhe agrada, aí vão algumas dicas:

Tormenta

Reinos de Ferro

Forgotten Realms

Ravenloft

Dark Sun

Dragonlance

Eberron

 

Entre outros. Não curte muito esse lance de anões guerreiros, elfos arqueiros e magos humanos? Procure pelo mundo das trevas da White Wolf! Existem o velho e o mundo mundo das trevas, as opiniões se dividem quanto ao melhor, mas é como dizem, opinião cada um tem a sua, então dê uma lida em algum resumo na internet e veja se gosta. Shadorun mistura elementos de fantasia clássica com conceitos futuristas, uma bom cenário nesse tema também é Cyberpunk 2020.

Depois de escolher o cenário, agora você terá que se preocupar com o sistema de regras, dependendo do cenário que você escolher, ele já vem com um conjunto de regras prontas para você usar. Existem sistemas de regras genéricos, no qual você poderá adaptar qualquer aventura come eles, como 3D&T e Gurps. Bem, se você for novato, opte pelo 3D&T, ele é super simples, depois que se acostumar com as regras dele, basta pesquisar outros mais avançados.

Todos devem ler e entender o que vão jogar, antes de começar, mas o Metre deve saber mais do que todo mundo, pois ele coordena tudo e sem domínio desses dois elementos, ele não conseguirá contar uma boa história.


3° Material

Livros, dados, fichas de personagens, lápis e borracha. Geralmente existe um livro principal ou básico de regras que é o bastante para começar a jogar, mas posteriormente, caso você queira se aprofundar,  existem os suplementos que te ajudam a ter uma visão mais especifica sobre um mundo de campanha.

 

4° Sem contato físico

Sempre é bom lembrar que este jogo é puramente imaginativo, não existe contato físico,  geralmente se joga sentado ou levanta-se ocasionalmente para expressar mais drama a descrição de uma cena, mas nada de simular golpes no amigo ao lado =D

 

5° Como acontece?

O mestre deve introduzir os jogadores na aventura da mesma forma que acontece na introdução de um livro, sendo eles os personagens principais e a medida que você descreve aonde eles estão,  você começa a guiá-los pelo seu universo, fazendo-os interagir com a história. Fiz um esqueminha bem super para ilustrar uma forma de começar:

1-Contextualizar o grupo– Aonde estão ( tempo/ espaço)- Falar de peculiaridades do cenário – Descrever como na introdução de uma história, para situar o grupo no seu mundo. Esse é o momento de você situar os jogadores na trama, criar o clima para que eles possam ficar imersos no enrendo.

Exemplo 1: Vamos jogar em uma Nova York decadente, com altos índices de criminalidade, lixo espalhado por ruas e calçadas com mendigos e prostitutas enfeitando o cenário em cada esquina. A ruas são sempre mais escuras e as sombras parecem movimentar-se de forma estranha como se quiserem te intimidar. Vocês são filhos da noite, cainitas recém transformados e experimentam cada nova sensação com grande esplendor por mais nauseabunda que ela seja, um novo mundo se revela aos seus novos sentidos e aos poucos vocês percebem que o mundo é muito maior do que imaginam…

O prefeito da cidade chama-se Will Charles, eleito a pouco mais de um ano e ainda não cumpriu nada do que tinha prometido…

 

O príncipe da camarilla chama-se David Worm um Ventrue conhecido pelo seu sorriso amistoso com um tom sarcástico ao fundo

 

2- Quem são os jogadores dentro desse universo ( Background)- Depois que eu explico aonde eles estão se metendo, peço o background, o histórico de cada jogador. Prefiro explicações curtas, o essencial para já ir começando e depois vou entrando em mais detalhes ao longo da história. Alguns narradores preferem explicações mais detalhadas, vai do estilo de cada um.

 

3- Cena inicial – Aonde eles começarão? Qual o ponto de partida da história? Onde tudo começa? Todos os personagens dos jogadores já se conhecem?

E dessa forma você vai descrevendo detalhes gerais sobre o seu mundo de modo

 

Depois situe os jogadores… Quem são e aonde estão? Qual a relação deles com o mundo que você criou? No cenário de vampiro a mascara ou requiem, algumas informações são cruciais, como clã, quem é o seu senhor, quem era você antes de se transformado e a quanto tempo você está assim… Informações gerais …Aqui é o background…Exponha o que tem feito nas últimas semanas…

 

De posse dessas informações o mestre vai começar a sessão. O que o personagem do jogador está fazendo? O grupo já se conhece?

 


Author: naldoescritor

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*