Como saber se estou com falta de vitamina D? Há jeitos de medir

Essencial para a absorção do fósforo e do cálcio, a vitamina D é conhecida por minimizar os riscos de osteoporose, prevenir diabetes e evitar doenças cardiovasculares e até câncer. Tudo isso porque sua absorção afeta o desempenho da função hormonal do organismo.

défice de vitamina D

Deficiência de vitamina D: como identificar

A maneira mais eficiente de descobrir uma possível falta de vitamina D no organismo é através do exame de sangue 25(OH)D, que pode ser solicitado por um médico. Conhecer os níveis da vitamina no corpo é importante para saber se há necessidade de se expor mais ao sol ou apostar em alimentos ricos no nutriente.

De acordo com estudos, cerca de 80% da vitamina D humana é obtida através da exposição da pele à luz solar e os 20% restantes ficariam a cargo da alimentação. De maneira prática, 70 minutos de sol por semana já podem fornecer a quantidade necessária de vitamina D.

E quem não consegue fazer pausas no dia a dia para permanecer sob o sol pode tentar evitar a deficiência do nutriente turbinando o cardápio com alimentos que são fontes de vitamina D, como salmão, ovos, fígado, entre outros.

É possível ainda identificar uma possível falta de vitamina D através dos sintomas provocados pela deficiência do nutriente, como fragilidade óssea, dentária, osteoporose e até raquitismo, aumento de peso e fraqueza excessiva.

Uma outra forma prática para medir sozinho os níveis de vitamina D é através de aplicativos para celular, como o “Vitamin D Calculator”. Basta inserir no app dados pessoais e tipo de pele e registrar diariamente suas refeições, tempo de exposição solar e consumo de suplementos de vitamina D. Ao final, ele mostra qual foi sua taxa diária de vitamina D.

Especialistas indicam que, para um adulto jovem, são necessárias 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia.

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*