Como instalar o varal de teto?

Confira aqui dicas de como instalar varal de teto de modo simples e prático na sua casa.

O varal de teto é ideal para apartamentos, áreas pequenas, lavanderias e também para casa com quintal pequeno. Como eles são feitos de materiais resistentes como alumínio ou aço, podem aguentar bem o peso das roupas molhadas, até mesmo as de tecido mais grosso.

Como o varal de teto é fixado no alto e o tipo padrão conta com polias que permitem o ajuste de altura, podendo baixa-lo quando for pendurar as roupas e depois suspendê-lo para que seque as roupas, uma das principais vantagens dele é que ocupa pouco espaço.


Fazer a instalação do varal de teto é algo simples. Para te ajudar com isso, nós listamos algumas dicas de como instalar varal de teto. Confira elas a seguir.

Dicas importantes antes de instalar o varal de teto

Antes da instalação, certifique-se de o local não seja próximo as instalações elétricas, pontos de iluminação, nem de canalizações ou locais de passagem, escolha um canto da sua área que seja livre.

Use óculos de proteção, você vai precisar de uma furadeira e brocas para fazer os furos na parede, de tesoura, um martelo e um alicate.

Passo a passo de como instalar varal de teto

Se o varal for de abraçadeiras, coloque-as nele, com a distância de 5cm entre as extremidades do varal. Já se o seu varal for do tipo sem abraçadeiras, não precisa dessa etapa.

O passo seguinte é fazer as medições no teto e na parede, para isso use o próprio varal de teto para medir onde deverão ser feitos os furos, lembre-se de que deve deixar uma espaço de 20cm entre a parede e o varal de teto. Em seguida coloque as buchas (use um martelo com cuidado para encaixá-las bem) e os ganchos nos locais perfurados.

Outra coisa que você precisa saber é que os furos que fizer na parede devem estar ao centro dos furos do teto (a 10 cm do teto e com a divisão de 5cm para cada canto).

Para resumo, deverão ser feitas 4 perfurações no teto (nos locais marcados) e 3 na parede. Instale as roldanas.

O gancho que vai servir para prender a corda deve estar a aproximadamente 1,50 cm do chão.

O passo final agora é passar as cordas pela roldana. Lembre-se de queimar as pontas para que não desfiem. Passe a corda primeiro pela roldana que está na parede e em seguida na do teto e após isso na abraçadeira e dê um nó, deixe um desconto para que fiquei bom quando você for baixar o varal. Repita o procedimento com todas as outras 3 restantes, lembrando sempre de amarrar as pontas na abraçadeira ou extremidades do varal (caso seu varal de teto não tenha abraçadeiras).

Pronto, agora faça um nó em todas as 4 cordas (juntas) da altura ideal para suspender a roupa e outro da altura para que fique bom na hora que for estender as roupas nele.

Author: Fernando Navarro

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*