Como fazer para parar de fumar?

[ad#admin]

Este é um dos maiores dilemas da sociedade moderna. O mundo foi, no último século, muito influenciado por diversas fontes a construir vários paradigmas, modelos de comportamento, como “avatares” que cada um vai construindo em si mesmo. Nesse processo temos as fontes das quais podemos copiar, os personagens de filmes, novelas, artistas, etc, os quais estavam ali representando uma realidade.

Muitos desses ícones do entretenimento nos influenciaram no comportamento, embora sejam somente alguns dos exemplos, já que temos também familiares e amigos que conosco crescem no desenvolvimento da vida.

Um desses comportamentos é o ato de fumar. Vimos muitos deles, independente da profissão, na TV, no cinema, ao vivo, em algumas propagandas, com um cigarro na mão, numa postura que até certo ponto seduz, pela postura de tirar a carteira e acender, segurando-o.

E isso serve como uma alternativa de atitude que cada um pode ou não aderir para sua própria maneira de viver, ou seja, fumar ou não.

Esta é a primeira ponta da linha. No meio vemos várias pessoas fumando, por iniciativa própria, influenciado ou não, mais intensamente ou aos poucos.

Quase no final dessa linha está o outro lado da realidade, com as estatísticas reveladas pelo Ministério da Saúde, e diversos órgãos que ajudam a disseminar os resultados provocados pelos efeitos do fumo (doenças das mais variadas, câncer, e outras implicações).

E ao final temos duas opções: Parar de fumar ou seguir a decadência do organismo, vencido pelo vício do cigarro.

Parar é de longe a melhor opção, e é sobre isso que este artigo quer falar. Como se faz para parar de fumar.

As opções do mercado variam muito: pastilhas, adesivos, medicações, técnicas de livros,  ajuda do profissional psicólogo, sprays, tratamentos naturais, e a simples força de vontade.

Para a última opção, existem vários programas, que se seguidos criteriosamente, vão auxiliar em todo o processo de deixar o vício.

Deixar de fumar de uma vez, exige um alto poder de decisão e persistência, embora exista também a alternativa de parar em alguns dias, deixando gradualmente o cigarro, com menores quantidades até parar completamente.

Se você consegue de uma vez, faça. Em alguns dias também é possível.

Mas pense em motivos importantes pra você, sua saúde, a dos seus entes queridos, e como você poderá ajudar mais os seus, estando mais saudável no futuro… isso não tem preço.

Também auxiliam bastante neste processo atitudes como mudar sua rotina de vida, alimentar-se balanceadamente e fazer exercícios físicos regulares.

Mas uma ação que é considerada um dos grandes desafios para este processo é a persistência.

Sabe-se que a vontade de fumar novamente dura alguns minutos em momentos da vida. Nesse intervalo é importante se distrair com algum objeto, ou comer algo saudável, entre outros.

Enfim, é um conjunto de ações que têm sua recompensa, já que aos poucos o organismo vai se recuperando e tornando-se mais e mais saudável até que o pulmão em alguns anos já se encontre limpo o suficiente para seguir a vida sem mais riscos.

Abraço e sucesso a todos,

Rhoger Lopez

 

Fontes pesquisadas:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dicas-para-deixar-de-fumar

 [ad#admin]

Author: RhogerLopez

Rhoger Lopez - Graduado em Gestão de Recursos Humanos, Empreendedor Web, Músico, Cantor e Compositor, atua na área de Cosméticos e Perfumaria.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Mau hálito interfere na Auto Estima? | Tema Livre - [...] qual for a causa, é possível tratar, porque o mau hálito interfere sim na auto-estima e deve-se buscar a…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*