Como encantar seu cliente?

O perfil de um cliente ou consumidor mudou muito nos últimos tempos e é preciso entender esse conceito e saber exatamente o que seus clientes procuram. Analisar o comportamento dos consumidores e identificar o que os atraiu até sua empresa é essencial para saber como encantar seu cliente.

Após pesquisar, analisar, criar personas, consultar e definir quem são seus clientes e o que eles procuram, é hora de analisar o comportamento de seus funcionários, especialmente dos profissionais de linha de frentes (vendedores e atendentes), ou seja, aqueles que lidam diretamente com o público e consumidores.

Para fidelizar seus clientes e conquistar novos consumidores, as empresas devem se preocupar muito com suas equipes e atendimento. Proporcionar um treinamento de liderança para os gestores e coordenadores é uma boa forma para criar equipes motivadas e engajadas, que se espelham em um líder inspirador e motivador, que dá o melhor de si e cria um ambiente de trabalho agradável e aumenta a produtividade de toda a equipe.

Clientes buscam diversos itens em uma loja ou empresa. Primeiramente devemos nos lembrar que a internet facilitou e dificultou a venda de objetos e contratação de serviços. Isso por que ao mesmo tempo que podemos apelar para o marketing digital e ficarmos mais visíveis e vender diretamente pelo site, os consumidores ganharam uma grande ferramenta para pesquisar e comparar produtos, serviços e preços.

Com o novo comportamento do cliente, ter um bom produto com preço competitivo pode não ser suficiente. Os consumidores desejam ser bem atendidos, ter suas dúvidas esclarecidas e toda assistência necessária, antes, durante e após fechar negócio. Por isso o treinamento adequado para os funcionários de linha de frente é imprescindível para o sucesso de uma loja ou prestadora de serviços.

Com a internet, também ficou mais fácil reclamar de um serviço mal prestado e alcance dessa reclamação é inimaginável. Apenas um cliente insatisfeito pode ser responsável pela ruína ou diminuição drástica de novos consumidores pela marca. Por isso, atente-se ao treinamento dado e à postura de seus vendedores e atendentes, afim de encantar seu cliente e fidelizá-lo, tornando-o divulgador involuntário de sua marca.

Author: Gustavo Lopes

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*