Benefícios de Dirigir com Segurança

A maioria das pessoas gosta de se ver como condutores seguros, mas às vezes todos se frustram no trânsito, e muitas pessoas quebram as regras da estrada com regularidade.

O que elas nem sempre percebem é que estão se decepcionando no processo. Exercer a devida cautela e cortesia ao dirigir não se trata apenas de causar uma boa impressão – pode beneficiar você de todos os tipos de maneiras, tais como as vantagens a seguir:

Reduzir o Risco de Colisões

É bastante óbvio que ter cuidado na estrada significa que é menos provável que você esteja envolvido em um acidente, mas você sabia que isso também significa que qualquer acidente no qual você se envolva é menos grave?

Não há como estar completamente seguro contra acidentes porque eles podem ser causados por comportamento descuidado de outros motoristas, danos inesperados à superfície da estrada, condições climáticas perigosas ou pedestres descuidados.

Para cada 1% de diminuição na velocidade no momento de um acidente, no entanto, há uma diminuição de 6% na chance de alguém morrer, e também há uma diminuição no risco de ferimentos graves.

Não se trata apenas de velocidade – quanto mais espaço houver ao redor do seu carro quando algo der errado, mais opções você tem para reduzir o risco de sofrer os tipos mais perigosos de impacto ou bater em outra pessoa.

Chegar no seu Destino mais Rápido

Pode parecer contra-intuitivo, mas quando se trata de condução, ir mais rápido não vai necessariamente levá-lo ao seu destino mais cedo. Isso porque o maior fator que afeta a movimentação do trânsito nas cidades é o número de cruzamentos.

Se você estiver indo mais devagar, então você estará em melhor posição para prestar atenção às notícias de trânsito no rádio e rever sua rota, se necessário. Ao invés de se concentrar em chegar mais rapidamente ao próximo cruzamento, você pode se concentrar em estar na melhor posição quando chegar lá, agilizando o máximo possível a sua viagem.

Manter Histórico de Condução Segura

Uma condução segura significa que você tem uma probabilidade significativamente menor de ter problemas com a polícia ou com os guardas do estacionamento.

Isso facilita a manutenção da sua CNH, que pode ser vantajosa de todas as formas, desde ajudar você a obter melhores taxas de empréstimo de automóveis como também pode pesar a seu favor se você se encontrar em um tribunal em relação a um acidente grave, pois mostra um histórico de boa condução.

Economize Dinheiro

Um registro de direção segura também pode ajudá-lo a obter prêmios de seguro mais baixos, e essa não é a única maneira de economizar dinheiro. A maioria dos carros modernos funciona com eficiência máxima entre 50 km/h e 80 km/h, e eles usam o máximo de combustível quando mudam de velocidade.

Algumas paradas são inevitáveis em áreas urbanas, mas ímpetos de velocidade colocados entre cruzamentos ou ultrapassagens na rodovia não são, e evitá-los pode fazer uma grande diferença para seus gastos gerais, bem como ajudar a reduzir a poluição.

Naturalmente, evitar colisões e até mesmo pequenos solavancos e arranhões também significa que você gastará menos em reparos para seu carro, e é provável que você consiga um preço melhor para ele quando chegar a hora de vender.

Formas Simples de Melhorar a sua Condução

Se isso soa bem, então o que você pode fazer para melhorar seus hábitos de dirigir? Cada vez mais, motoristas qualificados estão optando por fazer cursos de reciclagem para aprimorar suas habilidades, mas mesmo sem eles, você pode mudar sua abordagem.

O mais importante é aprender a se sentir calmo ao volante e evitar o estresse de outras pessoas quando você dirige – se você se sentir agravado, então encoste e tome cinco antes de começar de novo.

Isso permitirá que você se concentre e gerencie sua interação com outros motoristas de forma mais eficaz, mantenha uma distância de parada segura na frente do seu veículo (levando em conta sua velocidade), comunique-se bem com outros motoristas, verifique seus espelhos retrovisores corretamente ao invés de fazer suposições e sinalizar corretamente antes de parar, mudar de faixa ou virar.

Considerações Finais

Ser um motorista cortês não ajuda apenas a torná-lo mais seguro diretamente; ele muda o ambiente nas estradas. Quanto mais pessoas se comportarem com cortesia, mais facilmente o trânsito fluirá, tornando a viagem de todos uma melhor.

Há muitas boas razões para dirigir com segurança, como economizar dinheiro em combustível, e isso é algo que você nunca se arrependerá.

Caso queria saber mais detalhes, confira nosso site sobre veículos e sobre Detran BA e acompanhe nossas atualizações.

Author: Felipe Cardoso

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*