Amizades “Condicionadas”
[ad#admin]
Bem sei que este artigo deve ter sido mal escolhido para me iniciar na escrita informática, porém é sobre um assunto demasiado actual para ignorar.
Eu sendo uma jovem de 17 anos, já de certo conheço suficientemente ‘bem’ o mundo para poder comentar sobre este assunto: a sexualidade. Constantemente me vejo deparada sobre este tema, tal como as diferentes opções sexuais. Um indivíduo pode ser: heterossexual, homossexual (ou lésbica) ou bissexual. Que confusão… Mas pronto, a questão não é essa. Eu sou heterossexual, mas há uma coisa que me dá muita confusão! Como a sociedade em que estamos inseridos (e talvez eu…em parte…) ainda não está completamente habituada a estas “novas experiências”, é crítica. Vê com “maus olhos”. Então, eu não sei relativamente a vocês, mas eu vejo-me condicionada, e esta foi a melhor palavra que encontrei para definir o que sinto, cada vez que estou com os meus amigos.
Eu passo a explicar-me.
Eu tenho duas amigas que são muito extrovertidas e saímos muitas vezes juntas. O que se passa é que elas às vezes querem exprimir-se afectivamente em relação a mim, e eu acabo por ignorá-las porque penso que a sociedade vai ver estes gestos com “maus olhos”. Porque vão logo pensar noutra coisa. Porque tenho medo de ser mal vista. Em parte a culpa até pode ser minha, até posso estar a exagerar. Mas todas as minhas acções ficam “condicionadas” apenas porque estamos dentro duma sociedade e temos que seguir determinadas regras. Claro que é normal, mas fico a pensar até que ponto somos “artificiais” para os outros (ou até mesmo para nós próprios) apenas para parecer bem. Irrita-me a maneira como as pessoas pensam. Como levam as coisas. Parece que não podemos ser nós próprios. Parece que somos marionetas comandadas pelo modo geral como as pessoas pensam, ovelhas levadas pelo pastor que não podem escapar do rebanho, nem resmungar. Apenas têm que cumprir.
[ad#admin]