Alimentos que estimulam o bem estar e a felicidade
E se os alimentos ajudassem no bem estar e, consequentemente, dessem aquela sensação de felicidade? Pois saiba que eles existem e são naturais.
Se tem uma coisa que é unanimidade em todos os seres humanos é o desejo de ser feliz. A busca pela felicidade já foi pauta principal dos mais diversos filmes, livros e histórias, além de ser o “motor” que movimenta o mundo. Agora, imagine se existissem alimentos que aumentam esse estado? Ainda bem que não é ficção, pois eles existem, e o melhor: não são industrializados.
Alguns alimentos possuem uma química capaz de estimular a produção de neurotransmissores, como a serotonina, acetilcolina, noradrenalina e dopamina. São essas substâncias que carregam os impulsos nervosos de sensações como o prazer e bem estar para o cérebro. Pessoas que não consomem carboidratos, por exemplo, podem ficar de péssimo humor e desenvolver até mesmo depressão, pois eles são responsáveis por elevar o nível de insulina, além de separar o triptofano (que aumenta a produção de serotonina) de outros aminoácidos.
Veja a seguir alguns outros alimentos que aumentam o bem estar e a sensação de felicidade
Banana
A banana é rica em triptofano. A cada 100 gramas dessa fruta, existe cerca de 18 mg desse aminoácido. Como dito, o triptofano eleva a produção de serotonina, que diminui os riscos de doenças como a depressão, a insônia, irritabilidade e mau humor.
Pimenta
Com seu sabor marcante, a pimenta, quando consumida, libera noradrenalina e adrenalina, dois hormônios fortes contra a depressão.
Aveia
Além de possuir triptofano, a aveia ainda contém selênio, que aumenta a energia do organismo.
Maracujá
Esse já é um velho conhecido. Atua como calmante natural, mas nas suas folhas é que está o segredo. Nelas, encontram-se substâncias flavonoides e alcaloides, que agem diretamente no cérebro, melhorando assim o sono, e diminuindo a irritabilidade e o estresse.
Ovos, fígado e soja
Esses três alimentos são muito indicados para pessoas que sofrem de problemas com alteração de humor. Eles possuem colina e lecitina, que ajudam no controle e equilíbrio do funcionamento positivo do cérebro.
Proteínas
Carnes, ovos, feijões, grão-de-bico, leite, ervilha e muitos outros são alimentos ricos em proteínas. E elas são riquíssimas em triptofano, ou seja, fornecem serotonina.
Mel
Cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino, e o mel trabalha como um potente regenerador da microflora intestinal, resultando numa melhor atividade neuro-endócrina, elevando a sensação de prazer e bem estar. Além de ser carboidrato, ou seja, uma fonte natural de triptofano.
Bônus: Chocolate
Apesar de ser um alimento industrial, ele é tipo aquele “melhor amigo para todas as horas”. Mas o poder de felicidade vem do cacau, fruta base do chocolate. O mesmo possui carboidrato e triptofano, o que eleva e produção de serotonina. Prefira os chocolates amargos, com 70% de cacau, pois além de serem mais potentes, ainda agem como antioxidantes. Melhor notícia do dia, não é? Só não vá exagerar!