Adolescentes e a musculação

[ad#admin]

A academia, geralmente, é onde se inicia a prática de exercícios físicos na vida de um adolescente. O exercício mais praticado é a musculação, seguido de aulas de ginástica e natação.

Muitos pais, porém, se preocupam com prática de musculação, pois caso não seja acompanhada de um professor responsável, pode ocasionar em lesões corporais nos músculos e joelhos.

Agora, se feita sob supervisão, só traz benefícios, como o aumento da força muscular, proteção às articulações, controle da postura, ajuda na perda e controle de peso nos casos de obesidade, aumento de flexibilidade e, claro, aumento na qualidade de vida.

Como deve ser a musculação dos adolescentes?

O intuito da musculação em adolescentes é o condicionamento físico geral e a boa postura. Jamais deve ter enfoque competitivo.

Por isso, os aparelhos devem ser apropriados para o tamanho do adolescente ou da criança. Podem ser utilizados: halteres, anilhas, barras pequenas, elásticos e bolas de peso (medicine ball).

A carga deve ser controlada e não pode ser aumentada diariamente. Além disso, os alunos devem receber, diariamente, orientação prévia dos professores, e segui-las com maturidade.

Atenção!

É importante observar que muitas academias colocam apenas um professor para supervisionar mais de 20 alunos. Dessa forma, o aluno acaba malhando sem instrução e pode acabar se prejudicando. Vale a pena, então, pagar um pouco mais para ter atendimento personalizado e seguro. Contratar um personaltrainner pode ser a saída.

O que é a medicine ball?

A medicine ball também é conhecida como bola de peso. A da marca Torian são bem parecidas com uma bola de futebol, e têm objetivo fisioterápico ou esportivo.

Elas pesam entre dois e dez quilos e servem para incentivar o aumento de massa muscular e força. Por serem feitas com material emborrachado garantem maior aderência no contato com o corpo do adolescente.

É possível encontrar bolas de peso com cordas, com alças e normais. Todas elas fortalecem também os músculos da coluna.

[ad#admin]

Author: futurasaude

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*