8 ervas aromáticas que podem ser cultivadas em um frasco apenas com água

Ervas aromáticas e plantas frescas cultivadas apenas com água todo o ano? Sim, é possível, e neste artigo vamos dar a conhecer oito. Se seguir passo a passo as indicações de conservação e de rega de cada uma delas, vai ser mestre em dar toques especiais aos pratos aí de casa – e com ervas caseiras, biológicas e sempre frescas!

COMO CULTIVAR ERVAS AROMÁTICAS APENAS COM ÁGUA

Algumas ervas aromáticas podem ser cultivadas apenas em frascos com água, de forma muito simples, e duram o ano inteiro. Para que esta técnica de conservar ervas aromáticas apenas com água não falhe, siga algumas instruções simples.

  1. Mantenha as estacas das ervas num frasco ou vaso de vidro e de bocal estreito, com água da nascente, mineral ou da chuva – é importante que não utilize água da torneira pela presença de cloro.
  2. Se o vidro for transparente, é importante que o tape (com autocolante, por exemplo), de forma a evitar que as raízes estejam tão expostas à luz solar e assim evitar que ganhem musgo.
  3. Certifique-se que o caule que vai colocar na água não tem muitas folhas; de outra forma elas vão apodrecer e contaminar a raíz.
  4. Mude a água um vez por semana até à 4ª ou 5ª semana. A partir desse momento não precisa volta a mudar uma vez que as raízes já devem estar sedimentadas.
cultivar ervas aromáticas

8 ERVAS AROMÁTICAS PARA CULTIVAR APENAS COM ÁGUA

ALECRIM

O alecrim é uma erva aromática que, apesar de não exigir muito trabalho, exige paciência… Não deite fora as suas estacas por achar que não vai crescer, pois ela vai demorar um pouco. A melhor época para cultivar o alecrim é durante a primavera. Esta erva gosta de locais ensolarados.

ORÉGÃOS

Tão bons nas pizzas, nas saladas… São tantas as utilizações para uma da ervas aromáticas que podem ser cultivadas apenas com água que tem mesmo de ter em casa. Plante as estacas dos orégãos num frasco de vidro e para utilizar a erva, arranque apenas as folhas das pontas.

ESTRAGÃO

O estragão deve ser colhido na primavera para que tenha uma vida longa e saudável. Plante-a como todas as outras ervas aromáticas, mas tenha em atenção que esta erva gosta muito de sol e de calor.

SÁLVIA

A sálvia deve ser plantada na altura da primavera e os cuidados mais específicos que exige é que deve garantir que o local onde está é minimamente arejado e com luz.

HORTELÃ

A hortelã é tão saborosa e especial quanto fácil de plantar e conservar! Não há desculpas para não ter esta erva aromática em casa. Plante as estacas num frasco de vidro com bocal fino e tape com autocolante a parte transparente.

STEVIA

Sabe aquela planta que está super na moda para adoçar pratos e evitar o açúcar? Pode tê-la em casa! Coloque as estacas de stevia num frasco de vidro e assegure-se que diariamente ela apanha sol suficiente e uma boa temperatura.

MANJERICÃO

O manjericão é verdadeiramente apaixonado por duas coisas: luz e ambientes quentes. Não tenha medo de o expor a luz solar direta! Esta erva aromática precisa mesmo dela para crescer de forma saudável.

TOMILHO

Se o tomilho é uma das ervas aromáticas que mais gosta, colha-a a meio da primavera ou mesmo no verão – tem de ser antes que comece a florir. Pegue na estaca, plante-a e assim que a planta começar a crescer, vá cortando as suas hastes para que fique mais saudável e cresça mais depressa.

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*