10 Remédios Caseiros para Eliminar o Tártaro dos Dentes

O tártaro é uma placa bacteriana que se instala no esmalte dos dentes, geralmente próximo a gengiva. Apesar delas não causarem danos aos dentes em si, a presença constante de tártaro pode levar a cáries, além de um péssimo aspecto estético – os dentes ficam amarelados ou ainda amarronzados, com a impressão de que nunca estão limpos de verdade.

Se você não que passar esta má impressão e, ao mesmo tempo, ter uma boa saúde dentária, selecionamos algumas receitas caseiras para eliminar o tártaro de uma vez. Utilizando com frequência, em algumas semanas você terá seus dentes mais brancos do que nunca. Veja a seguir…

Remédios Caseiros para Eliminar o Tártaro dos dentes

10 Remédios Caseiros para Eliminar o Tártaro dos dentes

1 – Bicarbonato

Está é a mais clássica das receitas caseiras para eliminar o tártaro, por ser muito fácil e acessível de ser utilizada. Porém, deve-se ter um cuidado extra para que seu uso não seja exagerado e deixar os dentes muito sensíveis, levando a outros problemas.

Dilua uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água. Faça um bochecho por alguns segundos, buscando cobrir o máximo pontos com tártaro. Cuspa, e depois escove os dentes normalmente. Para não causar danos aos dentes e a gengiva, realize esse processo apenas três vezes por semana, sempre antes das refeições e de estômago vazio.

2 – Água com Peróxido de Hidrogênio

Outra receita muito simples e prática, mas que deve ser usada com cuidado para não danificar os dentes de outras formas. Coloque em um copo meia xícara de água e complete com peróxido de hidrogênio. Faça um bochecho de apenas alguns segundos. Você pode substituir o peróxido por água oxigenada (volume 10, para uso contra infecções e bactérias) caso não encontre em uma drogaria.

3 – Morangos Amassados

Os morangos podem não apenas adocicam sua vida e a tornam mais saudável, como também podem agir contra o tártaro. Você pode utilizar morangos mais maduros para esta receita, pois terão efeitos melhores, além de aproveitá-los de formas mais específicas. Confira como ela funciona.

  • Amasse um morango e coloque sobre a escova de dentes como faria com uma pasta comum e escove normalmente.
  • Depois da primeira escovação, corte mais alguns morangos, e coloque-os onde estão os maiores focos de tártaro. Não se mexa muito a boca e mantenha-os dentro dela por 10 minutos.
  • Repita o processo durante 40 minutos, trocando os morangos a cada 10. Depois deste processo, escova os dentes novamente, mas com a pasta de dente comum. O tártaro presente terá se despregado, e irá sair com mais rapidez durante a escovação.

4 – Aloe Vera com Glicerina

Se você procura uma opção mais potente do que o tradicional bicarbonato de sódio, temos a sugestão a seguir. Use com mais cautela ainda, pois embora tenha componentes naturais, eles podem levar aos mesmos efeitos colaterais das duas primeiras receitas mostradas mais acima.

Ingredientes:

  •  ½ de Bicarbonato de Sódio
  •  1 Colher de Chá de gel de Aloe Vera
  •  10 gotas de Óleo Essencial de Limão
  •  4 Colheres de Chá de Glicerina Vegetal.

Modo de Preparo

– Misture os ingredientes na exata ordem mostrada acima;

– Guarde em um recipiente de vidro e deixe em local arejado;

– Escove uma vez por dia com a mistura.

 

5 – Gergelim Puro

O gergelim pode ser considerado um “esfoliante natural” para os dentes. E sua receita caseira para enfrentar o tártaro é muito fácil de fazer: uma vez por dia, pegue um punhado de gergelim, e mastigue-os bem, mas não engula. Depois de alguns segundos nesta forma, escove os dentes, mas sem pasta, apenas com a escova seca. Seguindo com frequência, o gergelim vai ajudar a polir os dentes, retirando o tártaro.

6 – Coma Figos com Frequência

Até aqui, todas as receitas que sugerimos estão ligadas a utilizar alimentos na boca, com um bom uso da mastigação, mas sem engoli-los. Não é o caso do figo: apesar de sugerirmos outras frutas e legumes mais adiante para consumo normal do alimento, os Figos tem um efeito mais direto na ação contra o tártaro.

Consumindo 3 a 4 deles por dia após o almoço, a fruta vai incentivar a produção de glândulas salivares, que ajudam na proteção da boca contra várias doenças bucais e dentárias, incluindo o tártaro.

7 – Mascar Salsinha

A salsinha pode ser aproveitada da mesma forma que o gergelim, mascando o vegetal para que ele ajude a clarear os dentes, e deixá-los mais fortes. Mas tenha cuidado: a salsinha é considerada uma planta com nível alto de toxicidade se não for bem lavada, então garanta estar sempre com uma folha fresca. Após mascá-la por alguns segundos, cuspa, e escova os dentes com uma pasta normal.

8 – Cascas de Laranja

Esta sim pode ser considerada uma receita prática e rápida para quem quer acabar com o tártaro nos dentes. Pegue uma casca de laranja e esfregue nos dentes, com mais força nos pontos com mais evidência de tártaro. De preferência, faça isso antes de dormir e não escove os dentes.

A ação da casca vai ajudar o organismo a combater algumas das bactérias que estão presentes nos dentes, e a escovação no dia seguinte irá retirar o tártaro com mais facilidade.

9 – Enxágue de Óleo de Girassol

O óleo de girassol oferece uma infinidade de benefícios para seus usuários, mas um que talvez você não saiba até agora é que ele pode ajudar a clarear os dentes, deixando-os muito mais brancos e fortes. Veja como fazer o bochecho com eles.

  • O óleo de girassol para este processo deve ter sido feito em compressão a frio, do contrário não surtirá efeito
  • Coloque uma colher de sopa, não mais do que isso e faça bochechos com ele. E NÃO ENGULA!
  • Inicialmente, ele será viscoso e difícil de puxar, mas com o tempo, ficará mais fluído. Quando estiver próximo a um líquido, cuspa. O que for cuspido deve ser branco como leite.
  • Limpe o que restou do óleo com sua escova de dentes, sem pasta e cuspa o restante. Não esqueça de limpar bem a pia após o processo, que pode ser repetido diariamente.

10 – Frutas e Vegetais Crus

Se você não estiver muito interessado em fazer receitas, ou se por alguma razão não sobrar tempo, existem algumas frutas e vegetais que podem ser utilizados in natura para eliminar o tártaro dos dentes. Entre os exemplos mais práticos, destacamos os seguintes:

  • Maçã
  • Alface
  • Espinafre
  • Rúcula
  • Acelga
  • Pera
  • Ameixa

Um exemplo de aplicação muito simples: ao invés de beber uma xícara de café por dia para trazer energia, coma uma maçã: além de trazer efeitos similares, ela irá mantê-lo saciado e ainda por cima vai ajudá-lo a clarear os dentes.

Author: admin

Administrador do “Tema-Livre”

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*