10 ensinamentos de Sadhguru sobre a Vida

Se você não ouviu falar de Sadhguru, você logo o fará. Ele é um yogi iluminado e místico da Índia, com milhões de seguidores pelo mundo. Ele passa a maior parte do tempo viajando pelo mundo falando sobre mudanças e transformações internas em lugares como Google, Microsoft, Harvard, Oxford e ONU.

Seu estilo de ensino é muito lógico e prático e não há assunto ou tema que esteja fora dos limites ou sagrado demais para ser questionado. Você pode perguntar qualquer coisa sobre morte, assassinato, estupro, sex@, aborto, terrorismo, cultos, fanatismo religioso, ocultismo, pornografia, maconha — qualquer coisa que você goste ou tenha dúvida. Isso não o incomoda.

Sadhguru é sem dúvida um dos mais sábios professores que eu já vi. Espiritual ou não. Ele fala de uma maneira extremamente lógica que é quase impossível argumentar e eu nunca vi ele perder uma discussão. Não que ele argumente — mas qualquer um que tente argumentar ou corrigi-lo rapidamente se humilha e põe em seu lugar sem esforço. Ele faz CEOs, médicos, cientistas, jornalistas, líderes políticos, religiosos e espiritualistas parecerem crianças.

Então vamos para os 10 melhores ensinamentos de Sadhguru

1. Desista de suas conclusões

“Pare de se chatear. Aprenda a dizer ‘eu não sei’. O que há de errado com isso? Eu não sei carrega uma tremenda possibilidade. No momento em que você destrói ‘eu não sei’ você destrói todas as possibilidades de conhecer. O desejo de saber que você destrói. Confusão é melhor que conclusões estúpidas. Em confusão, ainda há uma possibilidade. Na conclusão estúpida, não há possibilidade.” (Sadhguru)

Sadhguru frequentemente pergunta a uma sala cheia de pessoas se elas acreditam em Deus…

50% levantam as mãos e dizem “sim”.

50% levantam as mãos e dizem “não”.

Ele então perguntará por que eles não são honestos e dizem “não sei”.

Esse é o problema que ele diz: todo mundo está fingindo saber coisas que eles não sabem.

De fato, muitas pessoas estão absolutamente mortas sobre coisas que simplesmente não são verdadeiras.

Eis uma sugestão: Da próxima vez que você ouvir algo de que não tem certeza, em vez de escolher um lado para acreditar ou não, por que não apenas admite a verdade, “não sei”?

O que há de errado com isso?

Recusando-se a tirar uma conclusão, você mantém sua mente aberta e dá à verdade uma chance de entrar. Mas, ao tirar uma conclusão, você naturalmente torna-se fechado e desconsidera todas as outras possibilidades.

Por que fazer perguntas quando você já conhece as respostas?

Por que procurar a verdade quando você já a tem?

“Um ser humano, quanto mais inteligente ele se torna, mais confuso ele fica — cada passo é uma confusão. Só um idiota tem certeza absoluta. O sinal de inteligência é que você está constantemente se perguntando. Os idiotas sempre têm certeza absoluta de todas as coisas que estão fazendo em sua vida. ” (Sadhguru)

2. Não fale sobre qualquer coisa que não esteja na sua experiência

“Eu sei que muitos professores estão alimentando você com filosofias e explicações para tudo o que não está em sua experiência. As pessoas têm falado sobre deuses, céus, espíritos e almas com grande confiança e autoridade. Eles estão falando sobre algo que viram? ” (Sadhguru)

Embora Sadhguru às vezes fale sobre coisas metafísicas e espirituais como chakras, kundalini, reencarnação, espíritos etc. ele não encoraja ninguém a falar sobre qualquer coisa que não tenha experimentado. Então, se alguém lhe perguntar: “O que é a alma?”. Ele responderá: “Qual sola? A direita ou a esquerda?” (Uma de suas muitas piadas sem graça).

A razão pela qual Sadhguru não encoraja ninguém a falar sobre coisas que ainda não fazem parte de sua experiência (Deuses, Céus, Infernos, Diabos, Demônios, Espíritos, Almas, Reencarnação, vida após a morte etc.) é porque só leva a ilusões e fantasias em vez da coisa real.

Como Sadhguru diz: “até que você tenha experimentado por si mesmo apenas mantenha a mente aberta e não acredite e não desacredite. Não acredite em sua palavra ou acredite em qualquer coisa que ele ou outra pessoa diga. Apenas admita “não sei”. O que há de errado com isso?”

3. Veja como é, e lide com isso do jeito que é

“Enfrente a realidade como ela é… não como você deseja que seja.” (Jack Welch)

Sadhguru é realista. Ele não fecha os olhos para os problemas do mundo nem finge que eles não existem. Em vez disso, ele age para produzir uma mudança real e incentiva os outros a fazerem o mesmo.

Eu sugiro que você siga o exemplo dele e faça o mesmo.

Não seja positivo e não seja negativo.

Não seja otimista e não seja pessimista.

Apenas veja como é e lide com isso do jeito que é. Isso é tudo que você precisa fazer.

Como Sadhguru diz: “Se você quiser atravessar a rua, não precisa pensar em pensamentos positivos ou começar a cantar um mantra para evitar os carros e evitar ser atingido. Tudo que você precisa fazer é ver claramente e olhar para onde está indo.”

É o mesmo com qualquer coisa: se você quer ter sucesso, você simplesmente precisa ver as coisas como elas são e lidar com elas como elas são, e não como poderiam, deveriam ou poderiam ser.

Isso também se aplica às pessoas: em vez de procurar seus pontos fortes ou fracos, pontos positivos ou pontos negativos, basta vê-los como são e lidar com eles como são, e não como poderiam ou deveriam ser.

“Não olhe para ninguém. Não despreze ninguém. Quando você vê todo o caminho que eles são, você deve navegar a vida de forma eficaz. ” (Sadhguru)

4. Descubra o que te impede

“As cordas que prendem você e as paredes que te bloqueiam são cem por cento de sua fabricação. E isso é tudo o que você precisa para desatar e desmontar. ” (Sadhguru)

Se você quer liberdade, não pense em liberdade, apenas observe o que a impede.

Entenda sua servidão. O que está te segurando? O que está te impedindo?

Isso é um vício? Um mau hábito? Um medo? Uma crença limitante? Sua zona de conforto?

5. Corrija-se, não tente consertar os outros

“Eu quero mudar você — isso não é uma revolução. Estou disposto a mudar — agora isso é uma revolução. ” (Sadhguru)

O problema com o mundo hoje é que todos querem que todos os outros mudem, mas ninguém quer mudar a si mesmo.

Mas o problema é que você não pode mudar mais ninguém.

Você não pode mudar:

Seus pais
Seus filhos
Seu namorado
Sua namorada
Seu marido
Sua esposa
Sua família
Seus amigos
Você não pode mudar ninguém!

Se você pudesse, você já teria feito! Mas você não pode (assim como eles não podem mudar você).

A única pessoa que você pode mudar é VOCÊ.

Então foque em si mesmo, a única pessoa que você pode mudar, e não nas outras pessoas.

6. Livre-se do seu “mas”

A maioria das pessoas sonha com uma vida melhor, mas não está disposta a pagar o preço:

Eles não estão dispostos a mudar de carreira
Eles não estão dispostos a enfrentar seus medos e sair de suas zonas de conforto
Eles não estão dispostos a investir tempo, dinheiro ou esforço
Eles não estão dispostos a focar no trabalho
Eles não estão dispostos a se reeducar
Eles não estão dispostos a mudar
Eles não estão dispostos a sacrificar
Eles não estão dispostos a estudar

No entanto, se você é sério sobre o sucesso, você deve tirar todas as restrições do seu sucesso, pagar o preço e estar preparado para fazer o que for preciso para vencer.

Sua atitude deve ser: O que for. Onde for. Quando for. Como for. Com quem for.

7. Você tem que fazer do jeito que funciona

“A natureza do universo é que, mesmo que você faça as coisas certas pelas razões erradas, ainda funciona. Mas se você fizer as coisas erradas, mesmo pelas razões certas, não funciona. As pessoas precisam entender isso. ” (Sadhguru)

Você tem duas opções na vida:

Fazer de sua maneira
Fazer do jeito que funciona

A maioria das pessoas fracassa porque quer fazer as coisas “do jeito deles”, do jeito que sempre fizeram. Mas se você quer ser bem sucedido, você precisa esquecer de fazer as coisas “do seu jeito” ou do jeito que você sempre fez. Você precisa fazer as coisas do jeito que elas realmente funcionam.

Você não pode simplesmente fazer o que quiser e ser bem sucedido.

Se você pudesse todo mundo seria bem sucedido.

A menos que você faça as coisas certas, as coisas certas não acontecerão.

Se você faz a coisa certa — mesmo por acidente, com más intenções, pelas razões erradas, ainda funcionará.

No entanto, se você fizer a coisa ERRADA — mesmo com as melhores intenções e por todas as razões certas, não funcionará.

Por exemplo: não importa quantas vezes você disca e redisque o número errado, não vai funcionar. Você tem que fazer do jeito que funciona.

“Um dia, um homem caiu em um tanque séptico. Até o pescoço. Ele tentou sair desesperadamente, mas não conseguiu. Então, depois de algum tempo, ele começou a gritar: ‘Fogo, fogo, fogo!’. Os vizinhos ouviram o fogo gritar, chamaram a brigada de incêndio. Os bombeiros vieram e olharam em todos os lugares, sem fogo. Então eles o encontraram no tanque séptico, puxaram-no para fora e então perguntaram por que você estava gritando fogo? Então ele disse: ‘Se eu dissesse ‘Merda, merda’, você teria vindo?’ Então, apenas trabalhar duro não fará. Você deve fazer a coisa certa, caso contrário, não funciona. A ação deve ser da maneira que a situação exigir. ” (Sadhguru)

8. Agir conscientemente, não compulsivamente

“A escolha é sempre antes de você: responder conscientemente ao presente; ou reagir compulsivamente a isso. Existe uma grande diferença entre os dois. E isso pode fazer o mundo de uma diferença. ” (Sadhguru)

Amaioria das pessoas são criadores inconscientes. Tudo o que eles fazem é inconsciente. Eles andam, falam e agem inconscientemente. Eles falam sem pensar e agem sem refletir.

Mas se você quiser mudar sua vida para melhor — comece a agir conscientemente, não compulsivamente. Agir conscientemente. Vista-se conscientemente. Coma conscientemente. Fale conscientemente. Ande conscientemente.

Não viva sua vida inconscientemente no piloto automático como a maioria das pessoas, fazendo as mesmas coisas dia após dia, sem pensar nisso. Na verdade, pense sobre o que você está fazendo e por quê.

“Não viva através da memória: se você estiver conectado à sua memória, as repetições acontecerão e a redundância virá; mas se você está prestando atenção, isso muda sua capacidade de ver as coisas. ” (Sadhguru)

9. Não leve sua mente muito a sério

“O conteúdo da sua mente não é sua escolha; é decidido por onde você está. Tudo o que está ao seu redor entra nela. Você não tem escolha sobre o que você recolheu. E o que você reuniu em sua mente vai muito além de seus níveis atuais de percepção. Tudo o que você está exposto foi absorvido pela mente. Ele apenas absorveu tudo com o que entrou em contato. ” (Sadhguru)

A maioria das pessoas leva seus pensamentos tão a sério, acreditando em cada pensamento que passa por suas cabeças, como se seus pensamentos representassem a verdade inegável e irrefutável do assunto. Mas adivinhe: pensamentos não são fatos. O que você pensa não é o que é.

Pensamentos são apenas pensamentos. Só porque você tem um pensamento que não significa que é verdade. Quantos pensamentos completamente aleatórios você tem que não têm nada a ver com nada?

A pessoa média tem mais de 50000 pensamentos por dia.

Você acha que tem 50 mil pensamentos verdadeiros por dia?

Faça um favor a si mesmo: aprenda a observar sua mente sem levar muito a sério. Não acredite em todo pensamento que passa pela sua cabeça. Observe seus pensamentos sem acreditar neles. Veja-os como nuvens no céu ou ondas no oceano, rapidamente vêm e desaparecem rapidamente.

Além disso, perceba que você não está no comando do seu processo de raciocínio e não sabe o que vai pensar. Se você fez, você só pensaria pensamentos positivos e felizes em vez de pensamentos negativos e maus.

A verdade é que você não sabe nada sobre sua mente ou seus pensamentos, ou o que os causa, de onde eles vêm, qual será o seu próximo pensamento ou porque você tem um pensamento em vez de outro.

Se você não acredita em mim, pergunte a si mesmo:

Qual será o seu próximo pensamento?
O que você vai pensar daqui a 10 segundos?
Por que você acabou de ter esse pensamento em vez de outro pensamento?
Por que você não pensa apenas no que você quer pensar?
Por que você frequentemente tem pensamentos aleatórios de algo que aconteceu há duas semanas, ou 25 anos atrás, em vez de algo relevante para o tópico atual da conversa?
Por que sua mente vagueia?
Você pode escolher não ter pensamentos?

PS: Está além do objetivo deste artigo, mas a percepção de que você não é sua mente ou seus pensamentos, que você está separado deles, é uma das descobertas mais profundas e poderosas que se pode fazer na vida.

10. Descubra por si mesmo

“Ser um buscador significa que não importa o que os Vedas disseram, o que Krishna ou Shiva disseram, você tem que conhecer a verdade em sua própria experiência.” (Sadhguru)

Eu não sei nada sobre Jesus. Nem você. Tudo que eu sei é o que eu li. Tudo que eu penso é apenas minha imaginação. Tudo o que acredito é apenas uma opinião. Eu não sei como ele se parecia, como era sua personalidade, o que ele realmente dizia, o que ele realmente fazia ou qualquer outra coisa. E esse é o problema: não podemos falar com Jesus para lhe fazer qualquer pergunta para esclarecer alguma coisa. Tudo o que temos a fazer é o que alguém escreveu sobre ele há milhares de anos, o que pode ou não ser verdade.

E esse é o problema com as religiões. Nós não sabemos, só podemos escolher acreditar ou não acreditar.

Buda realmente disse essas coisas? Jesus realmente fez essas coisas?

Como eu iria saber? Eu não estava lá. Nem você.

Um verdadeiro buscador da verdade não pode se contentar em ter “fé” ou em acreditar em algo cegamente, sem evidências baseadas em algum livro “sagrado”. Nem podem aceitar a palavra de ninguém para nada. Em vez disso, eles devem descobrir por si mesmos e saber com certeza, colocando-o à prova.

Resumo:

Vamos fazer uma breve recapitulação dos 10 principais ensinamentos do Sadhguru:

Desista de suas conclusões
Não fale sobre nada que não esteja na sua experiência
Não seja positivo ou negativo — apenas veja como é
Observe o que te impede
Mude-se — não tente mudar mais ninguém
Livre-se do seu ‘mas’
Você tem que fazer do jeito que funciona
Agir conscientemente, não compulsivamente
Não leve sua mente muito a sério
Descubra por si mesmo

Como você pode ver, Sadhguru é um professor extremamente lógico e essa é uma das coisas que eu mais amo nele.

FONTE: medium.com/nomind/os-10-melhores-ensinamentos-de-sadhguru-7ce81af1853d

Author: admin

Administrador do "Tema-Livre"

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*