10 Alimentos que Fortalecem os Dentes e Gengivas

O dente é uma das coisas mais importantes e chamativas que temos. Por quê? O dente é essencial para nós mastigarmos as coisas, ou seja, sem dentes, não é possível. Além disso, os dentes podem sinalizar algum problema na saúde, como doenças cardiovasculares, doença celíaca, diabetes, infecção sinusal, artrite reumatoide, doença do intestino irritável, refluxo gastroesofágico, alcoolismo, entre outros.

Tanto quanto na saúde do corpo todo, podem aparecer doenças dentarias, como cáries, doenças da gengiva ou até mesmo perda óssea. Por isso, um dente saudável, é manter um corpo saudável.

Pra isso, há varias formas de ajudar, mas o principal que queremos mostrar são os alimentos e bebidas que contém as vitaminas exatas, que vocês podem tomar para fortalecer os dentes e evitar qualquer problema.

I) Deficiências de nutrientes e saúde bucal

As células mucosas na boca se entregam dentro de três a sete dias. Assim, deficiências de nutrientes ou excessos aparecerão no tecido da boca antes de aparecerem em qualquer outro lugar.

A doença periodontal está associada a níveis sanguíneos mais baixos de vitaminas e minerais. E obter o suficiente de nutrientes específicos pode ser importante para o tratamento bem sucedido.

NUTRIENTES e para que servem:

  • Proteínas – estrutura dentária, desenvolvimento do tecido conjuntivo mucoso e função imunológica.
  • Cálcio – Estrutura dentária pode aumentar a remineralização do esmalte.
  • Fósforo – Estrutura dentária.
  • Zinco – Tecidos mucosos/conjuntivos e função imunológica.
  • Antioxidantes – Tecidos mucosos/conjuntivos e função imunológica.
  • Folato – Tecidos mucosos/conjuntivos e função imunológica; Níveis baixos que estão associados a doença periodontal.
  • Ferro – Tecidos mucosos/conjuntivos e função imunológica.
  • Vitamina A – Tecidos ­mucosos/conjuntivos e função imunológica; Portanto, se ficar com muitos suplementos pode resultar em problema de goma.
  • Vitamina C – Maturação do colágeno e para manter a integridade do ligamento periodontal; Tecido  mucosos/conjuntivos e função imunológica.
  • Ômega-3 – Tecidos ­mucosos/conjuntivos e função imunológica; Modula a resposta inflamatória.
  • Vitamina D – Tecidos ­ mucosos/conjuntivos e função imune; Pode aumentar a remineralização do esmalte.
  • Vitamina B – Volume de células epiteliais.

 

II) Veja abaixo 10 alimentos que fortalecem os dentes e gengivas:

alimentos que fortalecem dentes e gengivas

1) Água:

A água nada mais é que um hidratante, da mesma forma que ela hidrata o nosso corpo, aparência, ela também trata da nossa saúde bucal. Ela é o principal para produzir saliva na nossa boca, que soltam minerais essências para nossos dentes.

2) Chá verde:

O chá verde têm 40g de polifenois, é uma substância que possui hidroxilas, e está sendo muito usado para reduzir bactérias e produtos tóxicos de bactérias da boca. Chá também é rico em flúor, um reforçador para os dentes.

3) Chocolate amargo:

O chocolate amargo contém mais cacau do que o chocolate ao leite, tanino é uma forma de evitar a decadência do dente pelo combate a inflamação. Além dele ajudar a melhorar a circulação do sangue nas gengivas.

4) Iogurte:

Probióticos podem ajudar a diminuir a gengivite e a placa. Bactérias em alimentos fermentados pode suprimir o crescimento de patógenos na cavidade oral. Um estudo mostrou que o consumo de laticínios fermentados estava associado a menos doenças periodontais. Por isso, é utilizado para melhorar os dentes e a gengiva.

5) Morango:

Esta fruta é rica em antioxidantes e vitamina C que ajuda na saúde bucal. Morangos também têm um efeito esfoliante natural devido ao seu conteúdo de ácido málico, que ajuda a clarear os dentes. Para manter a cabidade oral saudável, basta incorporar morangos na sua dieta.

6) Leite:

Quando falamos “leite”, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é que leite é rico em cálcio, ou seja, o cálcio é um nutriente próprio para fortalecer. E ele exerce essa função com nossos dentes.

7) Nozes:

A noz contém coenzima Q10, uma substância semelhante a uma vitamina. O corpo precisa desta substância porque ela produz energia e é encontrada em cada célula. As deficiências podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença periodontal.

8) Queijo:

O queijo é importante porque contém arginina, que é um aminoácido importante que altera o pH oral e reduz as chances de cavidades.

9) Alimentos proteicos:

Frango e carne contêm fósforos, que é essencial para a saúde dos dentes. Os dentes e osso são formados quando o fósforo é emparelhado com cálcio e vitamina D. Além de carnes, tofu pode ser uma opção para os vegetarianos, pois contém uma grande quantidade de proteína, cálcio e magnésio.

10) Aipo:

O aipo é considerado um alimento “abrasivo” devido ao seu elevado teor de fibras que protege os dentes e o esmalte dos dentes. Mastigar aipo por um tempo promove a secreção de saliva que mantém um nível de PH saudável na boca.

> Veja também 10 Remédios Caseiros para Eliminar o Tártaro dos Dentes

Author: admin

Administrador do “Tema-Livre”

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*